About Me

Ketzer - "Starless" Review


Após o aviso do ano passado, com o single “Starless”, é chegada agora  a hora do álbum “Starless” a abrir este 2016 com a mistura muito própria de heavy e black metal. Se no dito single, tínhamos versões cruas do tema título e da “Count To Ten”, as versões finalizadas que se podem conferir aqui no álbum não fogem muito ao que já tinha sido mostrado antes, o que também seria de esperar do estilo bem simples da banda de materializar a sua música. Com um espírito rock bem presente, o foco da banda está em distribuir um necro groove apreciável em vez de se focar em blastbeats ou muralhas de som de guitarras gélidas.

Não quer isto dizer que “Starless” é um conjunto de músicas cheias de breakdowns, com o objectivo de fazer com que o pessoal ande aos saltinhos. O termo black metal não surge aqui por acaso, já que a ambiência está bem presente e vincada. Apresenta é outras cores ou outras tonalidades que à partida não se esperariam, algo que estaríamos à espera num álbum de heavy metal tradicional. Esta mistura não é nova mas é certamente vencedora, pelo menos pela forma como os Ketzer a apresentam.

A melodias de guitarras, principalmente a lead, em temas como “White Eyes” e no épico “Shaman’s Dance” é bem sucedida em ficar presente assim como as linhas vocais (principalmente nos coros). “Starless” é surpreendentemente variado e dinâmico fazendo com que aqueles que já tinham saudades dos Khold possam ter uma alternativa, embora aqui a variedade é realmente superior. Mais uma boa prova de que sem limitações o black metal pode chegar muito mais longe do que aquilo que suponha – mesmo que depois apareça alguém a dizer que aquilo que estamos a ouvir não é black metal.


Nota:
8/10


Review por Fernando Ferreira