About Me

Pessimist - "Slaughtering The Faithful" Review


Pessimist nunca foi uma banda que tivesse atingido um grande reconhecimento no underground embora todos os seus trabalhos sejam acima da média. A banda surgiu na enxurrada de bandas de death metal brutas que apareceram no final da década de noventa e lançou três álbuns entre 1997 e 2002. “Slaughtering The Faithful é precisamente o terceiro desses álbuns que agora sofre honras de reedição pela Obscure Musick, a actual editora da banda. Além das faixas bónus da ordem, (aqui uma versão demo da “Summoned To Suffer” e uma série de músicas gravadas ao vivo), o trabalho também foi remasterizado.

Resumidamente (muito resumidamente) o que temos aqui, para quem não conhece a banda em geral e este álbum em particular, é death metal meio blasfemo e bruto dos queixos por completo. Ligeiramente técnico, ligeiramente complexo e totalmente violento. Não existe aqui grande espaço para melodias (tirando a breve intro “Requiem”) nem para grandes variações. Embora seja uma das características mais marcantes deste estilo de música é também o seu maior handicap.

Com as dinâmicas praticamente inexistentes, seja entre canções seja nas próprias – isto é, não temos praticamente mudanças a nível de tempo – este álbum acaba por se tornar um borrão. Sabem quando algo é tão rápido que se deixa de ver, tornan-se um borrão? É o que se passa aqui. A intenção de fazer um álbum brutal, extremamente rápido e violento (objectivo totalmente atingido) faz com que as músicas se tornem algo aborrecidas conforme o álbum progride. Embora um punjança death metal, é também efémero e não tem a capacidade de passar no teste do tempo, não por não ter qualidade, não por ter um som datado (ouve-se bem hoje como treze anos atrás) mas por não conseguir ter ganchos suficientes para perdurar na memória.


Nota: 6.3/10
Review por Fernando Ferreira