About Me

Mindless Sinner - "The New Messiah" Review


Mais uma banda dos primórdios da década de oitenta que regressam renovados embora estes suecos Mindless Sinner tenham tido tantas encarnações como os Deep Purple músicos em toda a sua carreira. Começaram como Purple Haze, mudaram para Genocide, tornaram-se Mindless Sinner (e lançaram “Turn On The Power” em 1986), mudaram para “Mindless”, terminando funções em 1990. Voltaram em 2001, mas foi sol de pouca dura (até 2004), voltando novamente no ano passado e materializando esse regresso com este “The New Messiah”, o segundo álbum de originais, quase trinta anos depois da estreia.

Então e o que é que os Mindless Sinner gostam de fazer, pode perguntar o caro leitor? Heavy metal. Simplesmente heavy metal. Quando temos tanta experimentação e variação, tanto avanço e inovação (e atenção, isto não é uma crítica, apenas uma constatação da riqueza deste género musical) sabe bem voltar ao básico e ouvir bom e simples heavy metal em toda a sua glória. Claro que isto por si só não implica que o trabalho em questão seja automaticamente bom.  Que inspira e chama por todos os que gostam de heavy metal isso é facto mas não se livra de alguns problemas ou limitações.

A maior que tem é um pouco a falta de energia. Falta chama a este conjunto de músicas. Não é forçosamente graças ao midtempo adoptado pela banda, mas também tem influência. Até em faixas como “Follow Your Path”, que tem umas cavalgadas valentes, parece que falta algo. Vive sobretudo das suas melodias e harmonias entre as duas guitarras mas depois não há aquele elemento extra, aquela estrelinha que faz com que se fique logo agarrado. Ouve-se bem, mas não fica presente depois de terminada a audição nem há grande motivação para voltar a repetir.


Nota: 5.5/10

Review por Fernando Ferreira