About Me

Psychosomatic - "Clicking Sound Of A Hammer Pulled Back" Review


Pode não parecer mas os Psychosomatic já são uma banda com mais de vinte e cinco anos de história. A banda norte-americana, só lançou o primeiro álbum em 1999, mas a sua origem remonta aos finais da década anterior. Com alguma falta de regularidade na edição de álbuns de originais, só agora em 2015 chegam ao quarto trabalho e aquilo que nos apresentam é um thrash metal sem grandes contemplações e variações, sendo que esse é logo à partida um dos principais problemas de “Clicking Sound Of A Hammer Pulled Back”.

E nem é dos casos em que se tem thrash metal mas o mesmo se torna aborrecido pela falta de solos de guitarra ou algo do género, embora nesse departamento as coisas pareçam que tenham sido feitas um pouco a martelo, com algumas honrosas excepções como o solo da “Grand Mal Seizure”. A abordagem é directa, com o pé sempre no acelerador e com zero espaço para que existam dinâmicas. Uma espécie de crossover só que em vez de termos o punk ou o hardcore, há uma maior proximidade com o death metal, embora na voz não se sintam essas influências.

É um álbum que se ouve bem, mas que apenas na última faixa, a acústica e instrumental “Downcast”, consegue surpreender (pela positiva, claro). Apesar de não ter nenhum momento marcante ou que faça olhar para este álbum como algo obrigatório, não se poderá dizer que seja um mau trabalho. Apenas não consegue passar da mediania. As faixas parecem todas formatadas e pré-fabricadas, pelo que um pouco mais de variedade no futuro vai favorecer o álbum como um todo.


Nota: 6.1/10

Review por Fernando Ferreira