About Me

Abbath - "Abbath" Review


Deixemos de parte as novelas. Já vimos isto antes. Metallica e Megadeth, Sepultura e Soulfly, Immortal e Abbath. O mundo do metal está cheio de pessoal que não se entende e por azar dos seus fãs algumas vezes, sorte noutras, de uma entidade surgem duas. No caso positivo temos os Metallica que quando expulsaram Dave Mustaine da banda, deram ao mundo os Megadeth. Outro menos bom temos os Sepultura que nunca se conseguiram recuperar totalmente da saída de Max e os Soulfly nunca chegaram a ter o nível que tinham os Sepultura antes de 96. No entanto já vimos que não adianta viver no passado e o caminho é para a frente. Tal como os Immortal e Abbath.

É inegável que Abbath, o músico, sempre foi um dos principais rostos da banda e apesar de algumas decisões algo questionáveis, também é verdade que nunca se mostrou pouco activo. É essa inconformidade que surge aqui neste primeiro trabalho auto-intitulado. Inconformidade, raiva e também o melhor dos últimos trabalhos quer com Immortal, quer com I. Se os primeiros andavam por uma mistura de black metal e heavy/thrash épico, os segundos eram pura diversão rock'n'roll/heavy metal e temos aqui a súmula dessas duas facetas de forma perfeitamente natural.

Um tema como "Winterbane" parece que é Immortal vitaminado, mais acutilante, mais potente e mesmo assim mais acessível. Mais. Mais é denominador comum para todos os temas. Não sabemos o que é que o futuro dirá e se os Immortal vão conseguir responder à altura, e na realidade não interessa. Os fãs da antiga banda de Abbath podem ficar descansados porque o legado dos Immortal está muito bem representado, mesmo que o músico tenha conseguido ir mais além do que simplesmente fazer uma cópia daquilo que já fez no passado. Um excelente álbum, que tanto tem de heavy metal como de black metal.


Nota: 9.1/10


Review por Fernando Ferreira