About Me

Caelestia - "Beneath Abyss" Review


Pelo nome da banda, pelo nome do álbum, pelo nome das músicas mas principalmente pelo início da primeira faixa "Malleus Maleficarum (The Secret Cult)", poderíamos jurar que estavamos perante uma banda de black metal, no entanto, é as aparências iludirem que faz com que gostemos tanto do que fazemos. O que temos aqui até pode inserir-se no espectro do black metal, pelo menos do carácter oculto ninguém os livra, no entanto, este álbum de estreia dos gregos Caelestia assenta num espectro bem mais largo do que esse.

A já mencionada faixa título apresenta-nos a tal ambiência black metal (na sua vertente mais melódica), no entanto contém solos de guitarra, uma forte ambiência gótica - principalmente devido às vozes femininas e um sentido de melodia que não é muito comum nas bandas de metal extremo. Um pouco por todo o lado se pode ler que a banda toca death metal melódico e apesar de compreendermos o porquê da designação, não podemos concordar com a mesma, já que é bastante limitadora e pode levar ao engano. Por vezes é melhor não ir ao pormenor, o que neste caso significa de chamar os Caelestia apenas de metal extremo com bastante melodia.

Bastante diverso e dinâmico, com um bom equilíbrio entre o tradicional e o moderno, "Beneath Abyss" não tem um momento morto, onde até os interlúdios são bons e fundamentais para o fluir do álbum. Uma comparação bastante simplista mas algo eficaz seria dizer que os Caelestia soam como se fossem uma fusão das ambiências negras dos Rotting Christ, com o requinte orquestral dos Septicflesh e com a capacidade melódica dos Firewind. Uma excelente surpresa e uma nova banda para acompanhar de perto, os Caelestia provam que a crise grega não é (nem nunca foi) de criatividade.


Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira