About Me

Jameson Raid - "Uninvited Guests" Review


Os Jameson Raid estreiam com “Uninvited Guests” mas que se desenganem aqueles que julgam que se trata de uma banda novata. Pelo contrário, já são veteranos com uma carreira de quarenta anos. Parece estranho uma banda com quarenta anos lançar o álbum de estreia quando chegam precisamente a essa marca histórica. É, no entanto, e logo à partida, uma indicação da sua persistência. Obviamente que os quarenta anos de carreira não foram seguidos, já que a banda cessou funções em 1982 e apenas voltaram em 2008, demonstrando que nunca é tarde quando a paixão é real.

Sendo assim e tendo em conta que a banda é britânica, o que é que temos aqui? NWOBHM, claro. E os velhotes, apesar de novatos na coisa, não se safam mal, nada mal mesmo, apresentando peso e melodia em igual e equilibrada medida. São onze faixas ao longo de quase uma hora de duração que anda pelo midtempo e mais próximo do heavy metal mais musculado – muitas vezes quase americano como o tema título e “Red Moon” (uma espécie de power ballad que faz subir os níveis emocionais até à estratosfera) tão bem demonstram.

Esta toada mid tempo poderá tornar-se algo aborrecida, no entanto, a qualidade, essa, é bem acima da média, pelo que para os que gostam de emoções mais fortes só lhes será exigido um pouco de paciência. “Uninvinted Guests” poderá realmente ter uma falta de sangue na guelra, mas a experiência fala mais forte e a capacidade de compor músicas interessantes está presente, não exista dúvida nenhuma em relação a esse ponto. Indicado para quem gosta de heavy metal como mandam as regras mais tradicionais do género.


Nota: 7/10
Review por Fernando Ferreira