About Me

Ragnarok - "Psychopathology" Review


Os Ragnarok conseguem o feito de serem uma das bandas mais clássicas da cena norueguesa sem que sejam propriamente reconhecidos por isso. Com uma carreira com mais de vinte anos, a banda chega à simpática marca de oito álbuns com este “Psychopathology”, que é uma excelente representação de todo o poderio sónico dos noruegueses. Com os pés bem vincados na sua identidade black metal, mesmo assim este trabalho consegue representar uma clara evolução em relação ao passado.

Do início ao fim, este é um álbum uptempo que debita black metal sem piedade, mas sempre com uma pitada de melodia que o torna atractivo até mesmo para aqueles que não apreciam este estilo de metal extremo. Tecnicamente superior e com composições cativantes, até pode não ter nenhum momento que seja imediatamente viciante, mas a força de “Psychopathology” está no seu conjunto. É um trabalho que funciona e resulta pelo seu todo, quase uma hora de black metal.

Para destacar uma faixa, teríamos que destacar as restantes dez. É um trabalho extremamente equilibrado, forte e até com dinâmicas apreciáveis – aquela “Lies” e a  Blood” conseguem ter um groove ameaçador que obriga a um headbang impiedoso. Um conjunto de canções que consegue tanto ter um caracter clássico como também evidenciar um factor mais progressivo em relação à sua evolução, mesmo que não se consiga identificar muito bem quais os elementos em causa dessa evolução. Seja como for, é um grande álbum de black metal.


Nota: 8.6/10

Review por Fernando Ferreira