About Me

Conflicted - "Under Bio-lence" Review



Não há volta a dar, por vezes, temos algo que nos obriga a gritar… THRAAAAAAAAAAAAAAAAASH!! E o começo de “Legal Emptiness” é sem dúvida um desses momentos. Como tal, é uma decisão extremamente inteligente colocar este tema a abrir o seu segundo álbum de originais já que estabelece o mood para o resto do disco e não desilude. Outro aspecto que não desilude e que também está patente nessa primeira faixa como também na própria capa é o seu carácter de protesto social.

No metal há uma liberdade para se falar de tudo um pouco e cada hipótese será igualmente válida, no entanto, é sempre apreciável termos uma revolta palpável e real como aquela que transpira ao longo destes dez temas que se esgotam em pouco mais de trinta e sete minutos. Em termos musicais poderá não haver uma grande dinâmica, tirando as excepções feitas à curta instrumental “Breakdown” e com a “OBDC” que tem um colorido diferente por ser cantada em castelhano – a origem dos Conflicted é chilena – no entanto a banda consegue compensar essa lacuna com potência e garra a rodos.

Não há uma grande ciência a desvendar por trás de “Under Bio-lence” e por vezes são as coisas mais simples que nos conquistam quando anda tudo a tentar inventar uma roda dentro da roda já inventada. Não há necessidade de aproveitar a roda – principalmente quando não se tem criatividade para tal – pelo que o melhor é mesmo aproveitá-la. Esta roda está muito bem aproveitadinha e estes dez temas cumprem a sua missão. Convidam ao abano do capacete e entretém durante a totalidade da sua duração. O que é preciso mais?


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira