About Me

Rangda - "The Heretic's Bargain" Review



Conhecem jazz? Daquele que parece que os músicos estão a fazer festas aos instrumentos, parece que estão andar às voltas sem chegar a lado nenhum, parecendo até tudo um pouco aleatório mas no final aquilo tem tudo sentido? O que podemos ouvir aqui em "The Heretic's Bargain" tem muito desse espiríto e têm-no sem ser propriamente jazz nem nada que se pareça - se bem que aquela bateria, parece mesmo que anda lá a jazzar. Então o que temos aqui são cinco músicas instrumentais que consistem em basicamente naquilo que disse atrás, ou seja, coisa para afastar uma multidão de pessoas. Deixai-os ir.

Fiquemos nós.

Os Rangda são compostos por três músicos, dois guitarristas (Richard Bishop dos Sun City Girls e Ben Chasny dos Six Organs Of Admittance) e um baterista (Chris Corsano) que conseguem a árdua tarefa de colocar em seis músicas instrumentais que embora tenham a guitarra no centro, não são propriamente imediatas (o uso da comparação com o jazz não foi de todo por acaso) mas mesmo assim vão colocando uma espécie de manta hipnótica sobre o ouvinte, que faz com que ele não consiga parar de ouvir. "Hard Times Befall The Door-To-Door Glass Shard Salesman", por exemplo, é um monumento noise que é capaz de moer a paciência a qualquer um. É por isso que é uma das faixas mais intrigantes e hipnóticas.

Uma das mas não a mais hipnótica. Esse título fica para a final "Mondays Are Free At The Hermitic Museum", uma espécie de experiência. Se a anterior era uma experiência noise, esta é uma experiência que consegue juntar uma série de facetas diferentes no mesmo sítio. Desde uma espécie de ambient/drone no início passando por uns repentes meio jazz, e voltando à ao drone (com um saudável espiríto doom-rock) que consegue captar-nos a atenção durante os dezanove minutos que dura. Sendo algo que tinha potencial para não chamar a atenção, "The Heretic's Bargain" é uma experiência bem sucedida à qual nós, os aventureiros de mente e ouvidos abertos, quereremos voltar algumas vezes mais no futuro próximo. Principalmente aquela última faixa... ideal para viajar.


Nota: 7.4/10

Review por Fernando Ferreira