About Me

Ellipse - "À Nos Traitres" Review


Para quem não sabe o que raio fazem os Ellipse, a intro chamada de "I" - forma inteligente de evitar chamar de "Intro" à intro, e até poupa letras. Poupariam muito mais se não metessem nada. Poupava a banda e poupava o leitor. Mas estamos a ser mauzinhos, o "I" representa 1 em numeração romana - ainda é capaz de enganar, mas bastam os primeiros segudos "Calvaire" para ficarem logo apresentados. Como já devem ter reparado, os Ellipse são franceses e o seu som consiste naquele pós-hardcore que não sabe muito bem o que é (daí chamar de algo tão ambíguo como pós-hardcore) mas como tem um gajo aos berros, deve ser mesmo pós-hardcore.

Interrompemos esta crítica para dizer que este vosso escriba é masoquista e como tal, aprecia odiar dizer constantemente pós-hardcore.

Posto isto, o que é que podemos esperar por aqui? Riffs por vezes dissonantes, por vezes mais... comuns, leads melódicos e até um sentido de composição de músicas que é surpreendentemente bom - não que este género não consiga fazer coisas boas, muito pelo contrário. Apenas estamos numa altura, como já referimos aqui, em que se está completamente saturado de ouvir o mesmo riff, o mesmo breakdown e o mesmo riff dissonante em centenas de bandas diferentes, acabando por passar despercebido, nalguns casos sentod até injusto.

Felizmente para nós, os Ellipse não encaixam totalmente nos moldes pré-concebidos no entanto, ainda é um álbum que demora o seu tempo a entrar. O elemento que é mais comum - a voz - é unidimensional na forma como é usada, o que faz com que os temas, que até têm um potencial instrumental bem acima da média, acabem por soarem, eles também uniformes. E esse pormenor é suficiente para que esta estreia da banda passe ao lado de muito boa gente. No entanto, os fãs hardcore (pun intented) do género não terão problemas em mergulhar nisto.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira