About Me

Amiensus - "Ascension" Review


Já aqui algumas vezes falámos de como o black metal melódico se tornou algo muito mau e também já falámos algumas vezes de como isso é natural quando estamos a falar de modas que se saturam e suicidam (ou são suicidadas pelas editoras que encharam o mercado com lançamentos muito iguais). Falámos igualmente como é benéfico passar o tempo necessário para que aquilo que era bom antes seja bom novamente. Os Ascension podem-se integrar em parte nessa vertente, embora por outra esteja completamente fora. Tentaremos explicar em seguida.

O som da banda, tal como fica logo evidenciado pelo épico "On These Deserted Plains", tem raízes óbvias no black metal, no entanto também tem algo mais que não se consegue bem explicar ou identificar. Esse algo mais é uma certa ambiência especial que não se limita em ter teclados para que fique tudo mais apetitoso comercialmente. Os teclados/sintetizadores servem para criar uma atmosfera que se torna digna de sonho. Quando temos essa atmosfera inserida com vozes limpas e melodias (que aliás não ficariam desfasadas num álbum de Opeth), então temos aquilo que afirmámos: black metal melódico sem ser necessáriamente O black metal melódico que conhecemos.

Muitos já classificam a banda como black metal progressivo e por muito que essa categoria seja sempre perigosa e raramente corresponda à verdade, este parece ser um dos poucos casos. No entanto, nem é isso que espanta. O que espanta mesmo é uma editora que tenha um álbum destes ainda não tenha editora. É mais um exemplo que nos mostra que isto anda tudo surdo. Um álbum que contém quase uma hora de música, com uma dinâmica impressionante, cheio de melodia, melancolia, atmosfera e peso... como é que é possível que não exista ninguém que pegue em "Ascension". Não interessa, pegamos nós.
Nota: 9/10

Review por Fernando Ferreira