About Me

Ensiferum - "Two Decades Of Greatest Sword Hits" Review


Os finlandeses Ensiferum conseguiram chegar a um estatuto que é invejável dentro da sonoridade que mistura o folk com metal. A banda aos poucos foi percorrendo o seu caminho e a cada lançamento colecionando fãs e críticas favoráveis, mesmo dos mais cépticos. Será um pouco exagerado dizer que a banda está por trás de todo o movimento folk metal (que quase se tornou uma praga, como todas as coisas boas) no entanto também é injusto dizer que não tiveram um papel extremamente importante e que são uma das razões pelo sucesso do género.

Seis álbuns de originais em mais de duas décadas de carreira, uma compilação já se justifica embora, como já dissemos algumas vezes no passado, as compilações já não são a bomba comercial que era anos atrás. Ainda assim, é sempre uma boa forma de introdução para quem não conhece a banda ou para aqueles que gostam de compilações mas são preguiçosos demais para as fazerem eles próprios. Não só os seis álbuns de originais são incluídos como também o EP “Dragonheads”.

Diversificado entre os vários períodos da banda mas nunca deixando de revelar a identidade da banda e como a mesma se manteve fiel em todas as fases da sua carreira, podendo apenas ser discutível a inspiração de uns momentos perante outros. Todavia, e no que diz respeito a esta compilação, é uma colecção muito forte de músicas e uma perspectiva apreciável de uma carreira que se antevê que não fique apenas por aqui. Para quem gostava de saber mais sobre folk metal e não sabe muito bem por onde começar, aqui está “Two Decades Of Greatest Sword Hits”.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira