About Me

Atrocious Abnormality - "Formed In Disgust" Review


Já por aqui dissemos variadas e repetidas vezes que o estilo de death metal brutal é bicho para se encurralar em becos sem saída onde a única coisa que o cerca é ele próprio e invariavelmente aparecem entidades que surgem para nos relembrar disso mesmo. “Formed In Disgust” é o segundo álbum que surge quase dez anos depois da estreia “Echoes Of The Rotting” e a pergunta que se impõe após ouvir este trabalho – e sem sequer o deixar chegar até ao final é: O estilo precisava mesmo deste trabalho?

Se calhar não. A intro instrumental “Failed Apocalypse” até começa por enganar, apresentando uma malha onde os riffs de bom gosto pontuam e com algumas soluções técnicas a nível das guitarras que enriquecem o género. No entanto, quando se chega ao segundo tema, “Exterminate The Apostles”, aquilo que mais se temia acontece: Vamos desaguar ao mesmo de sempre e não há um réstia de esperança para a humanidade. Sim, é tão forte a desilusão.

Não é que se tenha um mau trabalho de brutal death metal. Pelo contrário, “Formed In Disgust” preencherá na perfeição as exigências dos fãs de bandas como Cannibal Corpse e até, em certos momentos, os Deicide – principalmente pela produção algo baça – no entanto se quiséssemos ouvir Cannibal Corpse de segunda, bastava pegar numa cassete velha do “Eaten Back To Life” já carcomida pela erosão e colocar a tocar que o efeito seria o mesmo.  Era exigido algo mais, principalmente após tanto tempo de ausência. Infelizmente não passa da banalidade.


Nota: 5.5/10

Review por Fernando Ferreira