About Me

Olivia Wyatt + Bitchin Bajas - "Sailing A Sinking Sea" Review


O que temos aqui é uma espécie de banda sonora de um documentário realizado por Olivia Wyatt cujo principal objectivo é explorar a cultura do povo Moken que reside tanto na Birmânia como na Tailândia. O resultado sonoro é algo digno de nota ou não estivessem os Bitchin Bajas no leme do barco de som que navega por estas águas apenas antes navegadas em propostas de world music. A parte onde os Bitchin Bajas imperam são facilmente reconhecíveis nas faixas “Poh Lao / Island”, “Ekan Duyung / Sea Cow” e “Apui Koh Mai / Firefly” apenas para citar alguns exemplos mais óbvios. Isto tudo misturado com a cultura do povo Moken.

Não se trata de um álbum difícil de ouvir, apesar da sua natureza algo experimental. O problema acaba por ser um pouco esse mesmo: é fácil demais ouvir. Ouve-se tão bem que acaba por não ficar presente a não ser a vaga noção de que foi um trabalho agradável. Esta música faz muito mais sentido no contexto das imagens, isso fica logo óbvio, no entanto será possível que se sustentem por si só desde que não se tenha uma expectativa muito grande acerca das mesmas.

Para os fãs dos Bitchin Bajas, temos o interesse da forma como os músicos fundem tanto a parte electrónica que lhe conhecemos bem com a parte acústica que facilmente atribuímos à cultura do povo Moken. É uma obra que tem os seus pontos altos – “Poong Kaan / School Fish” é tão intenso quanto hipnótica e poderia servir como banda sonora noutros contexto completamente diferentes – e o único ponto baixo é mesmo o facto de não ser tão memorável quanto seria desejável.


Nota: 7/10

Review por Fernando Ferreira