About Me

Surgical Meth Machine - "Surgical Meth Machine" Review


Al Jourgensen é um nome que estará para sempre associado aos Ministry mesmo quando se aventura por outros projectos. É certo que os Ministry ressuscitaram depois de mais uma morte certa, mas que mesmo assim pareciam que estavam mortos e não tinham dado conta, com os últimos álbuns a parecer que andam a arrastar a carcaça, no entanto, aquilo que os projectos de Jourgensen nos dizem é que por muito que os Ministry arrastem a carcaça, as aventuras fora da mítica banda industrial normalmente são para esquecer – como os Gravity Kills bem provaram na década de noventa.

Neste caso específico, o mérito maior de Surgical Meth Machine é fazer-nos querer desejar o regresso dos Ministry, mesmo a cheirar mal e cheio de insectos e lesmas. Pode parecer algo bastante duro de se dizer mas o que é certo é que é essa a impressão que fica após ouvirmos várias (muitas) vezes esta estreia deste novo projecto. Nesse aspecto estamos de consciência tranquila, já que tentámos. Tentámos muitas, muitas vezes, até ao ponto de achar que foi perda de tempo.

O metal industrial é sempre um género algo complicado de conseguir cativar sem parecer demasiado banal ou demasiado dançante e esta estreia é simplesmente demasiado… instável. Temos momentos alucinados como as “Tragic Alert” e “I Want More” e outros quase dançantes como “Just Go Home” enquanto outras coisas que não fazem o menos sentido como “Unlistenable”. Irrita por não ser claro qual a intenção, ser extremo apenas para ser extremo, ser esquisito apenas por ser esquisito ou simplesmente andar à procura de algo que parece ainda não saber muito bem o quê. Se foi uma experiência, ela não correu bem. Agora para todos os que se queixam dos Ministry… não é melhor que isto?


Nota: 4/10

Review por Fernando Ferreira