About Me

Shiraz Lane - "For Crying Out Loud"


Shiraz Lane é um nome muito estranho para uma banda, mas tendo em conta que são finlandeses, se calhar até é algo que tem um significado profundo, mas tendo em conta o feeling boa onda que advém de músicas como "Wake Up", provavelmente não será o caso. "For Crying Out Loud" é o álbum de estreia da banda finlandesa e surge como uma bomba literalmente. Sabem aquela energia que bandas como Aerosmith, Mötley Crüe e sobretudo Guns'N'Roses tinham no início da sua carreira? Pois bem, é o que temos aqui, sem tirar nem por.

Às toneladas.

Não é exagero. E também que não se pense que se trata de ripp-off. É certo que uma música como "Momma's Boy" faz lembrar a "Mr. Brownstone" dos Guns misturada com a "Monkey Business" dos Skid Row, no entanto, a energia é tão própria e fresca que tudo nos soa original, mesmo quando racionalmente sabemos que o que temos aqui é influenciado e apoiado em músicas de há trinta ou pelo menos vinte e muitos anos atrás. A banda surge bem sólida mas temos que destacar obrigatoriamente a prestação sobrehumana do vocalista Hannes Kett e do guitarrista solo Jani Laine - que também ficou a cargo da produção, potente e totalmente apropriada a este tipo de sonoridade.

Claro que alguns poderão encarar músicas como "Begging For Mercy" e "Same Ol Blues" como sendo dispensáveis, mas a verdade é que até mesmo essas se instalam na cabeça em repeat e não querem mais sair, a primeira pela boa onda e disposição enquanto a segunda pela tom azeiteiro. E para cada uma dessas temos temazorros como "Mental Slavery" e o tema título com grandes riffs e aquela sensação de hard rock que só julgávamos encontrar em discos gravados trinta anos atrás. Poderá nem sempre manter esse gás vencedor mas nunca baixa o nível de qualidade o suficiente que ponha em causa esta estreia. Uma excelente surpresa hard rock e uma promessa para o futuro do género, já que a malta dos Shiraz Lane ainda é jovem.


Nota: 8.4/10

Review por Fernando Ferreira