About Me

The Veer Union - "Decade" Review


Algures na net, sobre estes The Veer Union, é possível ler algo engraçado. Um crítico referiu-se aos The Veer Union como banda de rock, recusando-se a chamar-lhes rock alternativo porque a alternativa ao rock é não ser rock e isto fez-nos todo o sentido. Em defesa desse mesmo escritor, somos da mesma opinião, embora consigamos reconhecer que existem aqui alguns dos elementos que podemos associar ao rock alternativo, ou pelo menos ou rock mais moderno - aquilo que uns anos atrás se chamava de nu-metal mas que a maior parte de nós achava que tinha muito pouco a ver com metal.

"Defying Gravity" inicia este "Decade" da melhor forma, um tema pesadão, melódico e a fazer lembrar as boas melodias de bandas como Linkin Park (nos seus primórdios de carreira), Creed e Paparoach e outras propostas do mesmo género. Já sabemos, não é uma colecção de nomes muito interessante, mas o que é certo é que os temas aqui são sólidos e é mais fácil para nós avaliar isso quando não temos todos os meios de comunicação social a empurrarem-nos as coisas pelos ouvidos e olhos dentro. A fórmula é basicamente a mesma mas a coisa até resulta na maior parte das vezes.

"Decade" foi baptizado com este nome devido a 2016 ser o ano em que a banda canadiana completa dez anos desde que lançaram o seu primeiro álbum de originais, mas a impressão que fica é que este álbum em 2006 já soaria a algo do passado. Dez anos depois o sentimento não aumenta. Não há nada de errado com os dez temas aqui apresentados a não ser o simples facto de que acabam por soar a algo que já tenhamos ouvido com fartura anos atrás. Ainda não passou tempo suficiente para ficar-se com saudades deste tipo de som, embora saibamos que poderá agradar quem gosta de coisas mais simples.


Nota: 6/10

Review por Fernando Ferreira