About Me

-{16}- - "The Lifespan Of A Moth" Review


Para quem pensa que os -{16}- (ou simplesmente 16) se trata de uma qualquer coqueluche do underground que surgiu da noite para o dia, pode desde já desenganar-se. A banda já anda por cá há vinte e cinco anos e já tem uma longa carreira, que os quatro anos de ausência podem ter adormecido. “The Lifespan Of A Moth” é o sétimo álbum de originais da banda norte-americana e é uma bomba sludge/doom como aquilo que já antecipávamos. E, principalmente, ansiávamos.

Já nos queixámos antes da validade de um rótulo como sludge, embora no caso dos 16 seja um dos poucos casos em que o mesmo parece fazer todo o sentido, mesmo sem saber muito bem como o definir. Sempre que nos falam em sludge pensamos num grande calhau coberto de lama a mover-se lentamente, com a lama e sujidade a brotar como se se tratasse de uma fonte. Basta ouvir uma malha (malhão!) como “Gallows Humor” para perceber como esta descrição faz sentido.

Não é uma música que define um trabalho, embora represente bem o que podemos encontrar aqui. Esta banda continua a tocar o seu som, independentemente de tudo o resto – lembramos que o termos Sludge tem menos anos de vida do que os da própria banda – e dá-nos a segurança de que não importa quanto tempo passe, certas coisas vão continuar a ser boas, seja a música que os 16 fazem ou seja a durabilidade da própria música. E este “The Lifespan Of A Moth” tem calibre para durar uma vida inteira.


Nota: 8.3/10

Review por Fernando Ferreira