About Me

Pro-Pain - "The Truth Hurts" Review


Continuando na senda das reedições de Pro-Pain por parte da SPV, aqui vamos nós para o segundo álbum da banda de hardcore/crossover norte-americana. Apesar de "The Truth Hurts" já ter mais de vinte anos de existência, não é aquilo que se pode chamar de lançamento de culto. A banda conseguiu ter algum sucesso mas parece que sempre houve (e talvez continue a haver) alguma resistência à sua fórmula de hardcore thrashado (ou thrash hardcorizado). No que a este álbum diz respeito, mais clássico que isto não pode haver.

A influência metálica está bem presente e este é um bom álbum de introdução à sonoridade da banda, mais ainda que o álbum de estreia. Temos aqui temas que marcam como a faixa de abertura "Make War (Not Love)", a "Put The Lights Out" (onde Gary Meskill faz um dueto com Ice T) e a "One Man Army". Se a primeira soa bem ameaçadora (soava assim em 1994 e continua a soar assim ainda hoje em dia, em 2016) a "One Man Army" é diversão do início ao fim, com o solo de saxofone a ser o climax. O peso é mais abundante assim como a aproximação ao thrash com mais groove, uma característica que viria a marcar ainda mais a banda nos próximos lançamentos.

Remasterizado mas com aquele som característico, este é um álbum clássico que é obrigatório todos os coleccionadores que se prezem não perder esta oportunidade. A banda poderá não estar entre os grandes do hardcore e apesar da febre que (ainda) há hoje em dia, os Pro-Pain acabam por ser postos sempre de lado. Que este clássico do metal sirva para que isso deixe de acontecer e chame a atenção que é devida e justa.


Nota: 8/10

Review por Fernando Ferreira