About Me

Azure Mortal - "Duivels" Review


Ainda há pouco tempo nos queixávamos de andarmos a passar ao lado dos lançamentos ambient quando nos começam os mesmos a surgir a bom ritmo. Desta vez temos o projecto Azure Mortal que é o escape ambient/dark wave de Dirk Swartenbroekx. Quer-se dizer… era um projecto do amigo Dirk mas entretanto o mesmo reuniu uma trupe para fazer do mesmo uma verdadeira banda, o que, logo à partida, sugere que tenhamos aqui algo mais que o expectável.

E ainda bem, já que desta forma, “Duivels” torna-se muito mais interessante. E dinâmico. Para os que acham que quando se fala de música ambient, trata-se apenas de uma desculpa para acabar com as insónias, só temos a dizer que não é o que vão encontrar aqui. Há uma forte componente ambient, é certo, mas também temos aqui apontamentos muito subtis próprios do jazz (como a percussão de “Gene Kruppa Goes Bananas”), spoken word (“Raven”) ou até drone.

Não basta ser dinâmico, há que ser efectivo também e “Duivels” na sua grande parte é bastante efectivo. Além de introduzir alguns estados de melancolia e relaxamento, também consegue provocar estranheza e algum desconforto, mas do que esta dinâmica e eficácia, é o facto de termos verdadeiras músicas – por muito mais estranhas que sejam. Um álbum tão provocante como intrigante, pelo que serão necessárias algumas audições para que se interiorize.


Nota: 7.4/10

Review por Fernando Ferreira