About Me

Defiled - "Towards Inevitable Ruin" Review


O Japão não vive apenas do heavy metal dos Loudness, do pós rock extravagante dos Boris ou do noise de Merzbow. Para quem não sabe, temos os Defiled que já andam a distribuir podridão desde do início da década de noventa e que chegam ao quinto álbum agora com “Towards Inevitable Ruin” que apresenta-nos exactamente aquilo que estávamos à espera, um som para lá de podre. É uma podridão em decomposição. O que tem as suas vantagens e desvantagens.

A principal desvantagem é o simples facto da produção não conseguir mostrar, ou melhor, ocultar mesmo, grande parte dos detalhes técnicos que a banda usa nas suas composições. Por outro lado, é a produção que dá um encanto muito próprio ao lado mais punk da banda e que faz parte da sua identidade desde a sua génese. E tem aquela aura. Aquela aura que não é fácil de criar, quase impossível de recriar e que bandas como Possessed e Autopsy nos espetaram no focinho com os seus primeiros trabalhos.

É, definitivamente, um trabalho que se destina a ser encarado como culto, ou seja, num mundo onde até o death metal bruto e técnico é polido até à exaustão, não deixa de ser refrescante cair-nos uma proposta destas no colo, onde a brutalidade das músicas é acrescentada por uma produção verdadeiramente javarda. Sendo um trabalho de culto, também temos plena noção de que não agradará a todos os outros que gostam de coisas mais… perfeitas. É a vida.


Nota: 7.5/10

Review por Fernando Ferreira