About Me

Funeralium - "Of Throes And Blight" Review


Toda a esperança de uma qualquer salvação, está agora fora de questão. Este é o lema do terceiro álbum dos Funeralium.

"Of Throes And Blight" segue de perto os quatro anos de agonia, que os separam do último trabalho Deceived Idealism. A continuidade do tormento e devastação emocional estão bem definidos, uma vez mais, pelo quinteto francês comandado por Jonathan Thery. Jonathan, nas suas vocalizações, incorpora todo um anoitecer suicida, contrastes geniais de um gutural “Sobrenatural” e belo, com rituais sonoros cheios de suspense lírico. Slowly We Crawl Towards Crumbs, mostra-nos todo o poderio bélico e desgraçadamente cru. Estes, mais de 25 minutos, nos farão querer apodrecer e renascer para voltarmos a sentir dor, num ciclo eterno de prazer e desolação.

Of Throes And Blight são quatro malhas, quatro sonoridades de um Funeral Doom pleno de beleza e sentimento, como se falássemos de uns Evoken ou até de uns Nortt. Vamo-nos sentir arrastados pelos tentáculos das guitarras lentas e pela bateria de um compasso martirizante. Ouçam a faixa Vermin. Serão os 9 minutos mais longos das nossas vidas. Impressionante, como esta malha nos consome de uma forma soberba e viciante.

Para finalizar, Vanishing Once And For All. Como o próprio nome indica, tudo vai estar a fumegar no caminho de regresso à realidade. Instrumentalmente fabuloso e com as melhores vocalizações deste álbum, um último reduto de esperança apocalíptica.

Intenso e devastador.

Nota: 8.5/10

Review por Ricardo Gonçalves