About Me

The Sarcophagus - "Beyond This World's Illusion" Review


Findo um interregno de mais de 15 anos (relembramos que o último álbum tinha sido lançado em 2001) e tendo já na sua bagagem 4 demos e 3 álbuns, eis que surgem, saídos das trevas, os turcos The Sarcophagus com “Beyond This World's Illusion”, o 4º álbum da banda.

Este “Beyond This World's Illusion” é cheio de particularidades, ou não fosse ele um álbum que transborda black metal do mais odioso, negro e profano, como já pouco se faz actualmente. Começa com uma entrada fulminante a semear o caos, como que fazendo jus ao nome da música: “Reign Of Chaos”.

Ao longo de todo o álbum, verificamos uma negritude através de cada riff das guitarras e cada beat da bateria, cujo pedal duplo faz abalar até a mais vazia das almas, como se estivéssemos às portas do Inferno. Uma voz que destila ódio e repulsa, a fazer lembrar uma fase mais antiga de uns Darkthrone, ou até mesmo Marduk.

O álbum atinge a sua apoteose na música “Armoured Death”, cujo início muito bem construído desde a introdução melodiosa das guitarras, até à entrada de rompante da bateria, a dar a partida para a guerra, exemplo disso são os efeitos de um alarme a soar e de uma bomba a cair. Toda a música é bem estruturada e militarmente ritmada e precisa a cada nota, com blast beats infernais a irromperem ao longo da música, terminando com uma aceleração das guitarras, com uns harmónicos pelo meio, até a um final abrupto.

A partir da música “Flaming Key To Divine Wisdom”, já se verifica um decréscimo da intensidade do álbum, com oscilações de melodias e ritmos quase previsíveis.

Considerando tudo isto, valeu a pena a espera e a volta ao ativo destes senhores do black metal turco.

Nota: 7/10

Review por Pedro Loureiro