About Me

Reportagem: Sunburst Stoner Fest @ Cine Incrível, Almada - 11/11/17


O Cine Incrível em Almada aqueceu - e de que maneira! - no passado dia 11 de Novembro, aquando da terceira edição do Sunburst Stoner Fest 2017, que contou desta vez com os Igwana, Desert Mammoth, Füzz e Vircator.

Para início de noite, tivemos a visita de um réptil não proveniente do deserto, mas sim do espaço. Os Igwana trouxeram-nos as suas sonoridades cósmicas, que emergem do universo do sludge e mostraram-se enormes ao executarem malhas como "Huge", elevando desde logo a fasquia em relação ao que se seguia. Embora recentes na sua jornada musical, este duo dinâmico já denota uma certa maturidade e vê assim brotar, no próprio dia do festival, o seu primeiríssimo EP, intitulado "Sonic Blossom", o qual ansiamos ouvir, depois desta excelente amostra sónica.

A seguir, tivemos mais uma criatura na sala, desta vez um mamute que assolou os ouvidos daqueles que, perdendo a timidez inicial, começaram a chegar-se cada vez mais à frente. No seu habitat natural, a banda de Almada brindou-nos com o seu heavy psych rock, que nos transportou para outras paragens constantemente hipnóticas, ao som de malhas como "Sound of Sounds That Sounds Like Sound", entre outras. Os Desert Mammoth não foram somente hipnóticos. Foram também pesados e acima de tudo bestiais.

Seguiram-se os já mui experientes Füzz nascidos do mui célebre caldeirão musical das Caldas da Rainha. A banda conta com o seu primeiro disco de longa duração, do qual alguns temas serviram como um verdadeiro banquete psicadélico-oriental, para os atentos ouvintes. Contudo, este quarteto relembrou outros tempos, e saindo da caixa, deu-nos também a ouvir a viva voz o enérgico e "grungy" "Special Box", que serviu de verdadeiro exemplo da capacidade dos Füzz de usarem, da melhor maneira, géneros tão distintos como o stoner rock ou o post-hardcore, para bom proveito de todos.

Para final da noite já longa, ficámos com os Vircator que, em substituição dos Miss Lava, continuaram na sua demanda pela divulgação do seu mais recente "Sar​-​I​-​Sang", o segundo álbum da banda de Viana do Castelo, lançado no passado mês de setembro. Este monstro do norte tem, ultimamente, aproveitado bem o seu assalto ao sul para espalhar o seu psicadelismo progressivo, afirmando-se como o mais interessante projeto, dos últimos tempos, dentro do género do heavy rock. Exemplo disso são os temas arrebatadores como "Kanagawa", que constaram do alinhamento dos Vircator e que perfilaram mais uma atuação bem conseguida.

Texto por Bruno Porta Nova
Agradecimentos: Sunburst Stoner Fest