• Facebook
  • Myspace
  • Twitter
  • Google+

Reviews Mais Recentes


Rasgo - Ecos da Selva Urbana


Terror Empire - Obscurity Rising


Painted Black - Raging Light


Wolves in the Throne Room - Thrice Woven


Celeste - Infidèle(s)


Moonspell - 1755


Battle Dagorath - II - Frozen Light of Eternal Darkness


Kalmankantaja - Routamaa


Archspire - Relentless Mutation


Tod Huetet Uebel - N.A.D.A


Benthik Zone - Via Cosmicam ad Europam ab Gelid Inferis


Acherontas - Amarta अमर्त (Formulas of Reptilian Unification Part II)


Progenie Terrestre Pura - oltreLuna


Vita Imana - El M4l


Overkill - The Grinding Wheel


Time Lurker - Time Lurker


Warbringer - Woe to the Vanquished



Akercocke - Renaissance in Extremis


Neige et Noirceur - Verglapolis


Concertos em Destaque

Tradutor

Entrevistas Mais Recentes



































System of a Down têm músicas novas

Afinal não há nenhum problema com os System of a Down. É Serj Tankian quem o afirma, numa entrevista recente concedida à Rolling Stone. Na verdade a banda tem músicas novas, (...)

Simbiose, Alien Squad, Dokuga atuam no Porto em fevereiro

Os nacionais Simbiose, Alien Squad e Dokuga vão tocar no Metalpoint (Porto), no dia 3 de fevereiro do próximo ano.(...)

Hourswill apresentam novo álbum na companhia dos Inner Blast, The Chapter e Scarmind

Os Hourswill apresentam ao vivo o seu mais recente álbum, "Harm Full Embrace", dia 13 de janeiro, no RCA Club em Lisboa.(...)

Kamelot lançam novo vídeo e revelam novidades para 2018

Os Kamelot disponibilizaram o novo vídeo do tema "Under Grey Skies", que conta com a participação da vocalista dos Delain, Charlotte Wessels.(...)

Graveyard a gravar novo álbum

Os suecos Graveyard encontram-se nos Park Studios, em Estocolmo, a gravar o seu próximo álbum de estúdio, sucessor de "Innocence and Decadence", lançado no ano 2015. (...)


Os Dogma trazem-nos um álbum composto por 10 faixas. A banda portuguesa apresentou-nos em Outubro, "Reditum", obra num cunho goth/doom que nos envolve em momentos variadíssimos. Conseguimos ter acesso a uma panóplia de elementos não limpos e suaves, como também somos envolvidos numa atmosfera pesada. Talvez seja uma característica especifica do Gothic Doom - não que isto seja, de forma alguma, uma critica negativa – mas, conseguir trabalhar ritmos góticos (quase folclóricos) e riffs que nos fazem sair do conforto, por vezes tem as suas dificuldades. A banda portuguesa regressa ao ativo, a nível de lançamentos, após uma pausa de aproximadamente 15 anos (note-se que 15 anos é caso para dizer que há ouvintes mais jovens). 

O álbum "Reditum", ao longo de aproximadamente 58 minutos, dá-nos uma demonstração de como juntar riffs pesados e vozes limpas consegue dar um resultado positivo. Dentro desta obra podemos destacar alguns temas como "Rosa", segunda faixa do álbum, que nos diz que o Gothic Doom português esta, como é óbvio, vivo e de boa saúde. "Sangue & Frio", quinto tema do álbum, demonstra-nos que é possível ser-se poético e, no entanto, cru. São 6 minutos e meio de riffs rasgados e vozes inconfundíveis da autoria de Isabel Cristina, que volta a encantar-nos de forma suave.

"Anjo Caído” representa também de igual forma, a missão trazida pela banda formada em Lisboa, que é a de transmitir ao ouvinte a ideia de que por vezes uma pausa tem o seu lado positivo. Talvez estivessem a aperfeiçoar a linha de pensamento. O que é facto e que "Reditum" apresenta-se como um marco importante para a história do grupo. O álbum prossegue com faixas como "Novo Senhor das Cinzas", "Esperma de Lava", "Corro pela Floresta" e "Reditum", tema no qual a banda se despede, deixando o ouvinte a questionar-se sobre o que se seguirá no futuro. 

Se há motivos pelos quais o ouvinte nacional poderá sentir um pouco de orgulho, no que é feito dentro dos quatro cantos do país, os Dogma certamente têm alguma relevância nesse orgulho.

Nota: 7.8/10  

Review por Carolina Lisboa Pereira