About Me

Machine Head estreiam videoclip de "Catharsis"


Os Machine Head estão prontos para lançar o seu nono álbum de estúdio, "Catharsis", a 26 de Janeiro de 2018. O vídeo para a faixa que dá nome ao álbum pode ser visto em cima.

A dança Butoh é literalmente e figurativamente a dança da morte e da dor. Nascida no Japão pós 2ª Guerra Mundial de Hiroshima/Nagasaki, a dança foi criada à volta da área de terra vazia e radioativa deixada para trás, depois da queda da bomba atómica. Os dançarinos pintavam-se com cinzas e adquiriam um aspeto aterrador e sombrio. As expressões faciais são agonizantes e a linguagem corporal é deformada e contorcida, expressando dor e sofrimento, o resultado da guerra atómica.

O líder da banda, Robb Flynn, explica: "Catharsis foi um conceito complicado de traduzir para o visual. Como expressamos a catarse de alguém? Frasier, o realizador, trouxe o conceito da dança Butoh e juntou-a muito bem ao que a ideia de catarse poderia ser. Quando os dançarinos de Butoh começaram a atuar para o vídeo ficámos deslumbrados. As suas expressões eram de dor, quase de horror e ainda assim tristes, foi extremamente comovente." 

Flynn diz ainda: "A um nível pessoal, relaciono-me com este aspeto. O meu tio Jimmy viveu connosco, na minha idade de crescimento. Ela experienciou alguns testes severos de drogas quando era mais jovem e não saiu muito bem deles. Para o resto da sua vida, ele fazia coisas do género, não comer por sete dias e falar com Jesus o dia inteiro. Foi muito marado crescer com isso em casa. Então, pegámos nestes elementos díspares e tornámo-los num visual cinemático e psicadélico para expressá-los."

O outro lado do vídeo conta a experiência dos pacientes do asilo psiquiátrico. Nos anos 50 e 60, as pessoas passaram por experiências traumáticas e lamentáveis e essas fotos vividas ainda persistem até hoje.


Por: Paulo Vaz - 08 Dezembro 17