About Me

Amorphis - "Queen of Time" Review


Quantas bandas se podem orgulhar de que os seus décimos terceiros álbuns possam ser considerados dos melhores das suas carreiras? Seguramente muito poucas e os autores de "Queen of Time" são uma delas. Os Amorphis, que já contam com um conjunto de álbuns invejável a nível qualitativo, chegam ao número do azar em grande forma, tendo conseguido um dos melhores conjuntos de temas do seu já longo percurso.

Não há neste álbum algo de diferente do que os Amorphis nos apresentaram no seu percurso até à data. Há aqui death metal melódico, folk, prog, heavy metal, sonoridade oriental, tudo servido aos ouvintes de um modo inteligente, durante este registo discográfico. Todos os temas são diferentes e empolgantes, destacando-se a poderosa abertura, "The Bee", "Message in the Amber" com o seu bem vincado toque folk metal no refrão, "The Golden Elk" a levar o elemento oriental ao ponto de por momentos parecer que estamos a ouvir Orphaned Land, a super catchy "Wrong Direction" e a sublime "Amongst Stars", música em que Tomi Joutsen protagoniza um enorme dueto com a ilustre convidada Anneke van Giersbergen.

Pese embora "Queen of Time" não seja de modo algum uma continuação do seu antecessor, o também bem sucedido "Under the Red Cloud", para situar o leitor. é esse o álbum que se assemelha mais com o novo trabalho da banda. É igualmente um dos discos mais pesados da fase Tomi Joutsen, onde o vocalista utiliza bastante, uma vez mais, o seu poderoso registo gutural juntamente com as suas características vocalizações limpas, mas este é um trabalho ainda mais variado e diria mesmo, ligeiramente superior. Temos aqui um sério candidato a álbum do ano.

Nota: 10/10

Review por Mário Santos Rodrigues