About Me

Czort - "Czarna Ewangelia" Review


A banda de black metal polaco Czort (cujo nome é considerado um demónio na demonologia eslava), lançou este ano "Czarna Ewangelia", uma peça de 47 minutos, com potencial, para um primeiro lançamento.

No panorama geral, o álbum consegue corresponder aos padrões do black metal proveniente da Polónia. A primeira faixa, se seu nome "Wszystko w pył" oferece ao longo de 6 minutos e meio um pedal de louvar na bateria, vozes completamente rasgadas e o idioma em polaco é qualquer coisa de único (tal como os Plaga, por exemplo e, por falar em Plaga, nota-se uma semelhança entre este álbum e o "Magia gwiezdnej entropii" da autoria destes conterrâneos). Prosseguimos esta viagem de conhecimento sobre o novo evangelho, desta vez sobre a escuridão e somos assombrados pelos riffs e baterias rápidas, na companhia de vozes esganiçada.  Faixas como "Opętanych zew" e "Jako w piekle tak i na ziemi" - segunda e terceira faixa do álbum, respectivamente - merecem sem dúvida uma consideração positiva, não só por este álbum ser a primeira criação de Czort bem como pelas próprias faixas serem dotadas de uma composição consistente, para o género. "Czort", "Triumf śmierci", "Triumf śmierci" e "O stwórcy..." são faixas que, de igual forma, mantêm o mesmo nivel de produção e deliciam o ouvinte que aprecia um bom black metal rasgado e cru. A última faixa, de seu nome "Zima" é um instrumental que quase que acalma o nosso interior depois do turbilhão de emoções que Czort nos colocaram ao longo de 47 minutos de pura raiva.

Para primeiro lançamento, os meus sinceros parabéns a Czort. Conseguiram provar ao mundo mais uma vez de que o black metal polaco está vivo e de muito boa saúde. Resta-nos saber quando é que será a próxima vez que podemos ouvir mais desta banda.

Nota: 8.7/10

Review por Carolina Lisboa Pereira