About Me

Uada - "Cult of the Dying Sun" Review


Em 2018 a banda proveniente dos Estados Unidos dá-nos provas de que o black metal do outro lado do Oceano Atlântico está vivo e de boa saúde. "Cult of a Dying Sun", uma produção com aproximadamente 55 minutos, assombra o ouvinte mais céptico e transporta-o para uma dimensão mais sombria deste universo, como se definitivamente o Sol estivesse perto de morrer.  

Ao longo de 55 minutos, os riffs carregados de ódio dão-nos de certo modo uma alegria pelo facto de o black metal estar tão presente. "The Purging Fire", faixa que dá início a esta criação, é, sem dúvida, um marco interessante pelas passagens que são ouvidas ao longo de cerca de seis minutos. A letra de comando que nos incendeia a alma acompanha a melodia pesada que James Sloan, Jake Superchi, Brent Boutte e Edward Halpin conseguiram de forma eficaz. Seguidamente temos "Snakes & Vultures", segunda criação neste álbum desolador, com a duração de nove minutos, talvez uma das faixas que mereça mais relevância por dar ao álbum um cunho melódico ao black metal, género que a banda aspira e respira ao durante os dois álbuns que lançou até hoje. O blast beat na introdução e as vozes rasgadas de Jake Superchi conseguem catapultar-nos e criar em nós um interesse neste culto do sol moribundo, e por ali conseguimos ter uma pequena demonstração de growls vindos das profundezas infernais do Sol. Temos também a música que dá origem ao álbum, "Cult of a Dying Sun" e nesta fase da viagem já estamos completamente rendidos a Uada (e que todos os cultos sejam assim, Uada!...). O ouvinte que o testemunhe e faça o teste! "The Wanderer", um instrumental que mantem o registo geral do álbum, é de certo modo um intervalo para o ouvinte recompor-se e retomar a viagem que é completada com "Blood Sand Ash", "Sphere (Imprisonment)" e "Mirrors", última faixa do álbum. Poder-se-ia dizer que, em termos de álbuns de Black Metal lançados em 2018, este é sem dúvida uma criação de peso que merece relevância no panorama mundial do Black Metal.

Aos Uada, resta só felicitá-los por esta criação e esperar que nos transmitam mais peças destas que os ouvintes certamente estarão à espera de mais. Que mais cultos sejam criados, Uada!

Nota: 8.9/10

Review por Carolina Lisboa Pereira