About Me

Suicidal Tendencies - “Still Cyco Punk After All These Years”


O novo álbum dos Suicidal Tendencies é, na prática, um conjunto de re-gravações de temas que Mike Muir já havia lançado em nome próprio em “Lost My Brain (Once Again)” em 1996 como Cyco Miko. 

No entanto, a formação de músicos que acompanha o vocalista, mudou drasticamente desde então, sendo de destacar que os Suicidal Tendencies nunca gravaram um disco só com um guitarrista, com Dean Pleasants aqui a assinar o papel de guitarra ritmo e solo.

Ao chegar a “All Kind of Crazy”, a vertente punk rock torna-se a mais evidente neste novo álbum dos Suicidal Tendencies, sendo que o som thrash é relegado para segundo plano, com a bateria de Dave Lombardo a liderar as mudança de dinâmica com uma mestria e energia incomparáveis.

O baixo de Ra Díaz tem uma presença equilibrada na mistura, o que ajuda a tornar a energia destes temas mais elevada, destaque-se a entrada em “Sippin’ from the Insanitea” e “F.U.B.A.R.”, onde a química com a bateria de Dave Lombardo é clara. Mais uma vez, é de sublinhar que a bateria é um dos elementos em destaque neste álbum, em especial pela facilidade com que alterna entre groove e agressividade é impressionante.

A voz de Mike Muir alterna entre registos, consoante a letra de cada tema, sendo a forma como encarna uma personagem louca, o mais impressionante e invocador dos tempos iniciais dos Suicidal Tendencies. Como um todo, esta mais recente encarnação da sua banda parece ter atingido um nível de performance extraordinário, como se tocassem juntos desde o início, algo que é evidente, por exemplo, em temas como “Lost my Brain… Once Again”ou “It’s Always Something”.

Pormenores interessantes surgem esporadicamente, como em “Gonna be Alright”, a entrada de bateria lembra a de “Number Thirteen” dos Red Fang, sendo o tema mais stoner de todo o disco. Outro exemplo, é o baixo no início de “Ain't Gonna Get Me” e a forma como se mantém presente ao longo do mesmo.

Um álbum que peca pela falta de elementos inovadores no seu todo, mas que compensa pela abordagem directa e precisa dos músicos que compõem os Suicidal Tendencies actualmente, em especial pela forma como cada instrumento contribui para tornar cada tema único. “Save a Peace for Me”, é um tema que, sendo curiosamente o último, é o mais diversificado, a relembrar Offspring e Foo Fighters na sua abordagem mais punk rock e melódica.

No seu todo, “Still Cyco Punk After All These Years” é um disco que soa homogéneo e coeso, que pede poucas audições, mas consegue ser um registo relevante na discografia de uma banda icónica, e que ainda tem muito para dizer.

Nota: 7/10

Review por Raúl Avelar