About Me

Reportagem: Sworn Enemy, Terror Empire e Challenge @ RCA Club, Lisboa - 26/10/18


No passado dia 2 de outubro, a sala lisboeta do RCA foi palco da celebração dos 15 anos da edição de "As Real As It Gets", o primeiro disco de originais editado pelos norte-americanos Sworn Enemy, festa organizada pela Hell Xis e que incluía no cartaz os portugueses Challenge e Terror Empire.

Pouco passava das 21h30 quando os Challenge tomaram o seu lugar no palco, naquele que seria o penúltimo concerto da banda das Caldas da Rainha - a despedida será no Porto, no próximo dia 25 de novembro. "I Can't Understand" do split com Throughout, de 2013, arrancou uma prestação sempre em crescendo, mas que para o final infelizmente arrefeceu com o partir de uma das cordas da guitarra baixo, e que inclusive acabou por afectar o alinhamento previsto. Mesmo assim houve tempo para ouvir "Love or Hate", "Make you Pay" ou "Legends Never Die", dedicada nesta noite a Sérgio "Bifes" e a tradicional versão de "Clobberin Time" dos Sick of it All. Na sua despedida dos palcos de Lisboa, a banda de hardcore mostrou que vai deixar saudades...

Numa plateia maioritariamente composta por adeptos do hardcore, apostar nos thrashers Terror Empire poderia parecer estranho mas o facto é que a banda de Coimbra não se intimidou com esse facto e arrancou para uma excelente performance, alicerçada no disco "Obscurity Rising", editado em 2017 pela Mosher. "Times of War", "Burn the Flags", "Meaning in Darkness" e a dupla final "Soldiers of Nothing" e "New Dictators" mostraram grande som da banda liderada pelo Ricardo Martins.

A hora finalmente chegou para fazer a celebração do disco de estreia dos Sworn Enemy, e Sal Lococo assumiu a sua posição de líder da banda e único sobrevivente dessa estreia pela Elektra, que mostrou ao mundo a possibilidade de juntar o thrash com o hardcore, um género praticado pela banda e que ficou carimbado como metalcore. A banda que inicialmente se chamava Mindset atacou os quase trinta minutos do disco de ponta a ponta, de "Sworn Enemy" a "These Tears", com pontos altos numa excelente versão de "As Real As It Gets" e "Time Heals No Wounds", recebidas em êxtase pela plateia presente. E se a sala merecia estar mais recheada, os presentes acabaram brindados por novidades dos nova-iorquinos, com "Prepare for Payback" a levantar o véu sobre o que será editado para o ano. Para final de festa, tempo para passar em revista "Punishment", a faixa que os Biohazard popularizaram, e "We Hate", o clássico do disco "The Beginning of the End". Já várias pessoas se deslocavam para a saída quando a banda regressou ao palco para libertar "IDS (Integrity Defines Strength)", ponto final na passagem por Portugal.

Texto por Vasco Rodrigues
Agradecimentos: Hellxis