About Me

I Prevail - "Trauma" Review


“Trauma” é o segundo álbum do grupo I Prevail, quase como se fosse uma “linha de vida”. Porquê, perguntam vocês? Esta banda, formada em 2013 em Michigan, tinha como objetivo dominar o mundo com o seu metalcore / post-hardcore. O início desta viagem de conquista não foi fácil. Um dos grandes azares que tiveram foi o autocarro da tour ter pegado fogo em Outubro de 2016. Todos os pertences da banda ficaram destruídos, incluíndo todo o material de som e instrumentos. Após este evento, a banda recebeu alguns donativos, o que lhes permitiu voltarem a estúdio, mesmo tendo passado por este período mais negativo. Ao longo do álbum, esta revolta e capacidade de enfrentar as adversidades estão presentes, podendo-se considerar que todas as pedras no caminho da banda foram o combustível para a criação do mesmo. Passemos então ao que interessa. 

“Trauma” é um álbum estrondoso do princípio ao fim, com alguns tons mais sensíveis, momentos capazes de fazer o ouvinte chorar, assim como sorrir logo de seguida. A sonoridade é forte, tem a típica voz / scream que carateriza as bandas deste tipo de metal e que tem vindo a ganhar cada vez mais respeito entre os fãs. Brian Burkheiser, vocalista da banda, inicia a “Bow Down” com um estrondoso “get on your knees and bow down”. Logo aqui temos uma sensação de força e ordem, mostrando que os I Prevail voltaram mais carregados de energia como nunca antes. Afinal de contas, teria de haver alguma razão para nos encherem os ouvidos de “you’ll get nothing from me” e “to everybody who doubted, get on your knees and bow down” durante toda a faixa. Recorrendo sempre a um estilo metalcore, incorporaram também bastante eletrónica que, consequentemente, introduz nas músicas uma nova camada muito mais interessante e apelativa até às massas mais jovens. “Everytime You Leave” é uma ode às típicas baladas, onde podemos contar com a presença da voz de Delayne Jane. Escolha agradável, mas é só mais uma balada. 

O álbum está realmente cheio de surpresas e tudo começa a melhorar quando chegamos ao refrão da “Rise Above It”, com um caráter forte. “Breaking Down”, um dos singles principais, embora pareça simples a nível de sonoridade, tem uma complexidade bastante real a nível da letra. Esta faixa expõe a vulnerabilidade e desespero que o vocalista sentiu durante a depressão que teve. De seguida, temos a “DOA”, cujo acrónimo significa Dead On Arrival, e que nos dá um refrão quase impossível de não cantar. “Gasoline” é o terceiro single, mas acabou por ter o seu videoclip lançado apenas em Setembro deste ano. Esta faixa é das poucas do álbum que representam um metalcore puro, são dois minutos e meio de combustível para os nossos ouvidos.  Chegamos agora ao segundo single do álbum – “Hurricane” – considerado, sem dúvida, o melhor “livro” da história e percurso dos I Prevail (vejam o vídeo oficial, irão entender). “Let Me Be Sad” acalma o álbum, voltando novamente ao tema principal do “Trauma”: a depressão e a difícil luta contra essa doença. “Low” torna a levantar os ânimos, abordando ainda a questão da depressão – “this is how it feels when you hit rock bottom” - mas simultaneamente dando ao ouvinte a sensação de “tu não estás sozinho“. Ora que depois levamos com um breakdown gigante, tornando assim esta música numa das melhores surpresas do CD. 

Por fim, temos três faixas que podemos considerar como simples, genéricas, sem rodeios. Daqui, poderão querer dar uma especial atenção à “Goodbye”, visto esta abordar o suicídio de um grande amigo da banda (também um dos seus técnicos de som).

Este álbum foi, de facto, o grande álbum de retorno de uma banda que pode vir a ser bastante respeitada nesta comunidade. O sucesso que o álbum tem tido faz com que a banda continue com a Trauma Tour pelos Estados Unidos desde Abril. Como descrever o álbum de forma curta e concisa? Combinação perfeita entre desespero, emoção, poder e superação de obstáculos.

Nota: 9/10

Review por Bruno Madail