About Me

Kayo Dot - "Blasphemy" Review


O tema abertura de "Blasphemy", “Ocean Cumulonimbus”, evoca uma sonoridade post rock, mas tensa como um tema dos Pinkish Black. Os sintetizadores são o principal instrumento a produzir a harmonia com a guitarra e voz em segundo plano. Com “The Something Opal”, a guitarra e bateria ficam mais presentes, ao passo que a voz de Toby Driver varia de registo consoante a letra, com a sonoridade a lembrar "Soul Cages" de Sting pela sua melancolia e energia contida.

Ao terceiro tema, o som da guitarra ganha mais espaço, a voz em eco por vezes lembra a de Devin Townsend. A narração sussurrada e os sintetizadores tornam este tema numa espécie de recitação de uma história, executada de uma forma bastante interessante.

O tema mais longo, “Vanishing Act in Blinding Gray”, começa directamente com a voz acompanhada por órgão, baixo, bateria e apontamentos de guitarra, num início que relembra Pink Floyd. A intensidade da música vai aumentando de uma forma que relembra Yes pelo uso de efeitos, mas de uma forma mais negra. De certa forma, este tema reúne nos seus oito minutos a sonoridade de todo o álbum, assim como as influências musicais por detrás do mesmo. Uma das maiores surpresas em termos de dinâmica de bateria, órgão e voz vem curiosamente no tema final “Blasphemy: A Profecy”.

“Turbine, Hook and Haul” é um tema melancólico, que serviu de single de avanço do álbum, com o baixo de Toby Driver mais presente que os demais temas em conjugação perfeita com a bateria. Seguido por “Midnight Mystic Rise and Fall”, o tema mais semelhante a A Perfect Circle, com a voz de Toby Driver a enunciar a letra como Maynard James Keenan.

No seu todo, "Blasphemy", é um registo variado, cativante e que pode apelar a fãs tanto de post-rock, rock progressivo ou de música mais melancólica (muito evidente na sonoridade escolhida para os sintetizadores em “Vanishing Act” ou “Eye for a Lie”). Na verdade, mais que uma soma de géneros, "Blasphemy" consegue ser uma boa porta de entrada para a discografia dos Kayo Dot, sendo já o nono registo da banda. Por outro lado, a longevidade dos temas poderá ser desmotivante para quem procure música mais imediata.

Nota: 7/10

Review por Raúl Avelar