About Me

Reportagem: Patrulha do Purgatório e Taberna @ Popular Alvalade, Lisboa - 08/12/2019


As matinés do Popular Alvalade são já uma instituição no underground nacional e foi uma plateia de amigos que compareceu este domingo para testemunhar o lançamento de "Salvo Conduto para o Inferno", o novo álbum dos Patrulha do Purgatório, um projeto que reúne nomes ligados a bandas como Mata-Ratos e Clockwork Boys, editado pela Hell Xis. Tendo começado como banda de versões do punk nacional, acabou por ganhar vida própria e já leva três discos, dois deles de originais.

Os ribatejanos Taberna tiveram honra de abertura do concerto, arrancando com "20 Dias de Terror", "Manhoso" e "Alvaro Rambo", uma das primeiras músicas da banda. Declamando o seu amor ao sexo, cerveja, futebol e rock'n'roll, sem esquecer o amor ao Ribatejo, foram 50 minutos plenos de ação na plateia, com Vítor Safaneta sempre imperial no microfone. O street punk dos Taberna cativa cada vez mais quem tem o prazer de os ver ao vivo, e faixas como "Ala Dura", "Bota Abaixo" ou o divertido "Mourinho" fizeram a festa em Alvalade. "Assalto à Tasca" e "Inferno na Terra, Cerveja no Céu" mostrou a malta de Alhandra em grande, só faltando maior adesão de público para catapultar os ribatejanos para outros voos.


Miguel Newton e Hugo Conim são verdadeiras forças da natureza nas respectivas bandas principais - Mata-Ratos e Clockwork Boys -, mas quando se juntam nos Patrulha do Purgatório, tocando grandes malhas punk cantadas em português, temos festa garantida. "Salvo Conduto para o Inferno" era lançado esta tarde mas foi uma tripla de velhas conhecidas do público que arrancou o concerto, com "A Patrulha É Salvação", "Enterrado na Loucura" e "Li no Correio da Manhã". Altura para estrear uma das novas faixas, "Beija a Puta da Babilónia", muito bem recebida com mosh e invasões pacíficas do palco. Depois de regresso ao passado com "Ogiva Nuclear", dose dupla de novidades, com "Profanei o Cadáver do GG" e "Olhão" a anteceder "Lisboa a Arder", com a plateia a explodir no mosh. "Estória de Simone" foi seguida por mais uma faixa nova, "Marxismo Cultural", antes de nova incursão pelo disco de estreia dos Patrulha, com a excelente versão de "Bolinhas de Sabão" dos Tilt. "Ensino Especial" foi a última novidade tocada na matiné, com o concerto a acelerar até ao fim com "Viking do Panque", "Bicas e Bagaços" e o final em grande com "Egas Moniz".


(Ver mais fotografias do evento aqui)


Texto e fotos fotografia por Vasco Rodrigues
Agradecimentos: Hell Xis Agency