About Me

Morbid Death - "Oxygen" Review


Regresso dos açorianos que há três décadas permanecem ativos, entre alterações de formação e, por vezes, demasiado espaço entre discos. Desta vez foi como trio que gravaram o disco, substituindo o guitarrista.

Foi mais de uma década desde o último registo, ficando a sensação, desde logo, que o trabalho perde uniformidade ao ter temas de diversas influências. Por exemplo «Deep Down» anda nos terrenos de Fear Factory. Já «Parasites With Ties», lembra Machine Head na abordagem, piscando o olho a Metallica. «Carved Upon a Stone», tem alguma melodia de goth, um campo já percorrido pelo grupo.
Ao mesmo tempo, «Oxygen», tem o lado positivo de cruzar alguns momentos mais extremos com uma guitarra bem melódica, mais próxima de Satriani que dos clássicos de death ou thrash.  Calra influência da nova aquisição Luís Bettencourt, que não só compôs as músicas, como produziu o disco, depois masterizado Jakob Herrmann e Robin Leijon, nos Top Floor Studios, em Gotemburgo.

Com uma formação bastante diferente da anterior, e em formato de trio, este disco deve ser percebido mais como uma primeira obra que a continuidade de um trabalho, justificando assim o melting pot de referências sonoras, próprio de um grupo que está, de novo, a criar o seu som e a redefinir-se.

Nota: 7/10

Review por Freebird