About Me

Entrevista aos Ardours


Os Ardours são uma banda promissora formada em 2015 que traz uma nova atmosfera gótica ao mundo do metal. Os dois principais membros são Kris Laurent e a famosa Mariangela Demurtas (dos Tristania). Eles já contam com o lançamento de um álbum e mais recentemente de um EP. Estivemos à conversa com a Mariangela Demurtas para saber mais sobre este projeto.


M.I. - Quem teve a ideia de começar o projeto Ardours?

Os Ardours surgiram, inicialmente, de uma colaboração entre mim, Mariangela, vocalista da banda, e Kris, meu amigo de longa data da Sardenha, músico e produtor da nossa música.
Nós considerámos formar uma banda a sério desde o projeto inicial, assim que vimos a boa conexão e os bons resultados da nossa colaboração. 


M.I. - Como passou de uma ideia para a realidade?

Começámos a partilhar ideias e, depois, esforçámo-nos por construir e produzir canções. Quando percebemos que tínhamos algo promissor, decidimos procurar um contrato com uma editora.


M.I. - Quem são as vossas principais influências?

Temos várias bandas e artistas que nos influenciaram, podemos afirmar que a música dark dos anos 80 e a música dos anos 80 em geral estão por detrás do nosso som.


M.I. - O que acham que os Ardours trazem para o mundo do metal?

Não tenho um verdadeiro pensamento sobre isso, porque não penso que pertencemos ao metal ou a outro género específico, apenas sabemos que gostamos do que fazemos e achamos que qualquer pessoa pode ouvir a nossa música.


M.I. - Já com um álbum e mais recentemente um EP lançados, que tipo de feedback têm tido até agora? Corresponde às expetativas?

Nós estamos muito contentes com o feedback, recebemos muito boas críticas de grandes profissionais da área e já contamos com alguns fiéis fãs. Certamente não somos a maior surpresa do ano, mas percebemos que as pessoas gostaram realmente do nosso primeiro álbum e do EP. Sentimo-nos agradecidos.


M.I. - Como descrevem o vosso primeiro álbum?

Eu descreveria o nosso primeiro álbum como muito atmosférico e poético com um som moderno.


M.I. - Como decidiram o título?

O título do álbum? Nós pensámos que a nossa canção “Last Place on Earth” era a que explicava melhor o significado deste álbum. Não importa o que passamos na vida, podemos sempre encontrar soluções e maneiras de chegar ao fim.


M.I. - Quais são as vossas canções favoritas de “Last Place on Earth”?

É uma pergunta muito difícil, por várias razões, eu gosto de todas...


M.I. - Conta-nos como funciona o vosso processo criativo.

O processo criativo é simples… O Kris compõe as partes instrumentais, eu coloco as minhas linhas vocais e vejo que texto do Tarald (dos Tristania) corresponde melhor com esses sentimentos. Depois trabalho com o Tarald para adaptar o texto à música no caso de precisarmos de algumas alterações. De seguida, trabalho com o Kris na construção de estruturas e na produção.


M.I. - Vocês lançaram recentemente o EP “Eu4ria”, onde podem os vossos fãs ouvi-lo e adquiri-lo?

O EP Eu4foria está disponível apenas no formato digital, e é suficiente para nós porque se tratam de covers. Achamos que o formato físico faz mais sentido quando escrevemos as canções. O Eu4foria foi bastante divertido para nós e estamos orgulhosos dele, mas no que diz respeito a sermos nós próprios, é através das nossas canções que o conseguimos fazer melhor.


M.I. - Porque decidiram fazer um EP com covers?

Foi uma ideia da nossa editora. Achámos interessante pois tínhamos livre escolha no que toca à escolha da músicas. E é bastante divertido tocar algo que adoras de outros artistas, mas da maneira que tu sentes a música.


M.I. - Alguns medos quanto a este trabalho?

O medo não pode impedir-nos de nada, porque o medo para tudo e nós não lhe damos essa oportunidade.


M.I. - Que canção significa mais para vocês?

Como disse anteriormente, todas elas estão no meu coração e na minha mente como experiências, todas marcam uma altura da minha vida. Eu gosto de todas.


M.I. - Em “Eu4ria” podemos ouvir uma sonoridade diferente que a existente no trabalho anterior, o que fizeram de diferente?

Eu soo definitivamente diferente no EP. Tecnicamente, a cantar adicionei mais compressão à voz. Também o microfone foi escolhido com essa intenção. Durante a edição da voz era claro que tínhamos escolhido os sons de pop rock dos anos 80 que queríamos ter. Mas sim, eu coloco a minha voz noutro nível neste EP.


M.I. - Quais são os planos para os Ardours?

Bem, os planos vão ser diferentes do que esperávamos devido ao surto de Covid-19, mas queremos focar-nos na música agora e escrever muita coisa nova.


M.I. - Tiveram a oportunidade de fazer muitos concertos? Como tem sido o feedback?

As nossas vidas estavam bastante bem até agora. Apenas fizemos dois e ambos correram muito bem. Algumas pessoas vieram congratular-nos no final do segundo concerto e ficaram chocados pois não esperavam que a banda tivesse acabado de dar o seu segundo concerto e que o som fosse tão bom. Já fazemos isto há algum tempo, acho que sabemos como trabalhar, hehe.


M.I. - Alguns concertos planeados para os próximos meses?

Tínhamos um concerto planeado em Milão para o final de maio… mas adivinhem? Talvez não se vá realizar… por isso, vamos ver se em outubro iremos aos Países Baixos ou não.


M.I. - O que gostariam de dizer aos vossos fãs? E aos vossos futuros fãs?

Eu gostaria de agradecer aos nossos fãs por acreditarem verdadeiramente na nossa música, sabemos que adoramos isto e o facto de o podermos partilhar com vocês, faz-nos felizes! Um muito obrigada!

For English version, click here

Entrevista por Tatiana Andersen