About Me

Wacken Open Air, Graspop Metal Meeting e Rock Am Ring cancelados


Depois do Download Festival e do Hellfest, mais três grandes festivais europeus do panorama das sonoridades também serão cancelados, com as organizações dos mesmos a fazerem os respetivos comunicados entre a noite de ontem (15 de abril) e a manhã de hoje, dia 16 de abril. São eles: Wacken Open Air, Rock Am Ring (Alemanha) e Graspop Metalmeeting (Bélgica).

Estas decisões, que afetam desde trabalhadores do staff dos festivais até aos fãs que já tinham bilhete para estes verdadeiros "santuários" de Metal, vêm no seguimento das medidas tomadas pelos governantes de ambos os país, que proíbem os ajuntamentos em massa até ao dia 31 de agosto deste ano. Mais uma consequência do novo coronavírus (Covid-19).

Nós, tal como as organizações dos eventos, aconselhamos os portugueses que já tinham bilhete a aguardarem pacientemente por novidades do festival que pretendiam visitar, visto que os mesmos se encontram a trabalhar no sentido avançarem com soluções válidas para todos. Estas soluções poderão passar por manterem os ingressos válidos para a edição de 2021, ou pela devolução do dinheiro. 

Nos comunicados referem que isto são "más notícias que irão ter os seus efeitos", mas que apoiam as decisões governamentais, porque a saúde pública está em primeiro lugar. 

Quanto aos alinhamentos, deverão manter-se fiéis às escolhas iniciais (sempre que possível), como aliás podemos ver na explicação dos belgas do Graspop.

Até ao momento, não há notícia ou confirmação oficial de que o Governo Português esteja a planear implementar medidas semelhantes a estas, pelo que alguns dos festivais nacionais de grande nomeada ainda estão agendados. O mesmo se passa, por exemplo, com o caso espanhol e o Ressurection Fest 2020. No entanto, é uma opção que não colocaria de parte num futuro próximo. Estejam atentos para mais informações.


Por: Carlos Ribeiro - 16 abril 20