About Me

Pestifer - "Expanding Oblivion" Review


Os Pestifer são aquele tipo de banda que demora uma eternidade a lançar os seus álbuns, mas quando o fazem, apresentam sempre algo em condições. Este último trabalho não é exceção. “Expanding Oblivion” é um bom álbum de death metal técnico, muito na onda do que eles fizeram com os anteriores.

Estes belgas, não confundir com os Pestifer nacionais, fizeram um álbum conceptual muito Sci-Fi, que aborda a tecnologia e a nossa ligação com ela, assim como a dependência da mesma. A ideia não passa por pretender ser moralista, apenas nos oferece o ponto de vista da banda.

Instrumentalmente os temas estão muito bons, boas composições com um baixo a surgir em grande plano. Podemos ouvir num ou noutro tema o som de um piano, que parece ser apenas mais uma peça deste elaborado puzzle que este quarteto construiu. A voz de Jérôme Bernard mantém-se gutural ao longo de todo o álbum, que conta ainda com um trabalho de bateria muito sóbrio, contrastando com a imaginação que brota da guitarra de Valéry Bottin, quer seja nos seus solos, ou nos seus riffs.

“Expanding Oblivion” é o terceiro álbum dos Pestifer e conta com onze temas de elevadíssima qualidade, que vão fazer as delícias dos apreciadores dos Atheist, Pestilence e Obscura, mas também de bandas de death metal mais tradicionais. Como responsável pela masterização do álbum esteve Victor Bullok, conhecido pelo seu trabalho com os Triptykon que manteve o som da banda fiel a ela própria, dentro do registo que eles próprios iniciaram há dez anos atrás com “Age of Disgrace”.

Este álbum, “Expanding Oblivion”, foi lançado no passado dia treze de março pela Xenokorp e os temas “Omnious Wanderers” e “Swallower of Worlds” foram os primeiros singles dele retirados. Excelente escolha, na minha opinião.

Nota: 8.7/10

Review por António Rodrigues