About Me

Insect Ark - "The Vanishing" Review


Ao terceiro álbum, os Insect Ark estreiam um novo membro na bateria e sintetizadores, Andy Patterson, mantendo-se nos demais instrumentos, Dana Schechter. “The Vanishing” é um álbum instrumental que abre com a linha de baixo distorcido de Dana, com camadas de instrumentação a serem acrescentadas gradualmente, destaque para o lapsteel (instrumento que se assemelha a uma guitarra tocada com recurso a um slide, normalmente no colo do músico). “Tectonic” é um tema interessante, lembrando as recentes demos lançadas digitalmente por Wes Borland do seu antigo projecto Eat the Day.

“Three Gates” é mais etéreo no seu início, a relembrar shoegaze, com a bateria a acompanhar com precisão o impacto que cada instrumento introduz, desde guitarras a baixo, sempre com os sintetizadores a servirem de base harmónica. Segue-se “Philae”, mais doom e negro, lembrando Yob e Earth. As nuances vão surgindo nos sintetizadores à medida que progride, com o lapsteel a conduzir o ouvinte pelas suas diferentes partes.

Este instrumento, mais comum na música country e blues, ganha protagonismo no tema seguinte, “Danube”, com ambiências de electrónica a oprimirem gradualmente a melodia. “Swollen Sun”, por sua vez começa com ausência de melodia com sintetizadores a manterem uma atmosfera ameaçadora, que nunca se desvanece, com um nevoeiro espesso. 

O tema-título, o mais comprido do álbum, e um dos seus mais lentos, com um drone de baixo a manter o tempo, enquanto os demais instrumentos vão introduzindo apontamentos sonoros (a bateria o mais interessante de se escutar). Quando o baixo “entra em cena”, o peso aumenta na bateria e o lapsteel torna-se mais presente.

Concluindo, “The Vanishing” é um álbum que oscila entre a luz e a escuridão, se bem que a luz é mais difícil de extrair destes seis temas, e recomendo ouvir como uma viagem, em vez de temas isolados, pois a soa força está no facto de ser um disco completo com princípio, meio e fim, ainda que de curta duração (cerca de 40 minutos). 

Os fãs do chamado post-rock instrumental como os de drone, doom, ou black metal poderão neste disco encontrar algo de interessante e que pode ser dissecado ao longo de várias audições.

Nota: 9/10

Review por Raúl Avelar