About Me

Iggor Cavalera e o uso de suásticas no início da carreira dos Sepultura

 

O passado é passado e muitos de nós já fomos jovens inconscientes, com necessidades de destaque e consequentemente quanto mais chocante era, melhor. No caso dos Sepultura, essa mesma irreverência inconsciente, manifestou-se durante os primórdios da banda, através de símbolos nazis estampados nas t-shirts. Como o presente aliado à Internet não esquecem/perdoam, essa questão foi levantada numa entrevista - disponível abaixo - com Drew Stone do The New York Hardcore Chronicles, onde o ex-baterista dos Sepultura, Iggor Cavalera, explicou o motivo dessa "embaraçante" escolha estética:

"Existem umas fotos antigas em que eu apareço a usar uma t-shirt - não só eu, o Paulo [Xisto Pinto Jr., baixista] e, às vezes, o Max [Cavalera, guitarrista/vocalista] também - com uma suástica. Muitas pessoas perguntam: 'o que raios estavam a fazer?' Mas, como sabem, naquela época, em 1982, 1983, o punk era muito grande e o Sid Vicious [Sex Pistols] usava uma t-shirt com uma suástica e nós, como miúdos estúpidos, pensávamos que era fixe usar aquilo. Lembro-me que, a dada altura, um dos nossos amigos de uma outra banda, os Dorsal Atlântica, nos disse o seguinte: 'malta, isso não é chocante. Isso é estúpido.' Daquele dia em diante, nunca mais usámos a t-shirt. Mas era uma coisa do punk naquela época: 'oh, nós queremos chocar o mundo. Nós queremos usar isto.' Mas era simplesmente estúpido."

"Acho que a coisa e a lição mais importantes a retirar disto é que temos de aprender e evoluir como seres humanos. E é por isso que acho que a educação é tão importante para que as pessoas possam ser educadas e saber de história num contexto mais profundo - não apenas pelo facto de chocar. Há muito mais além disso."







Por: Bruno Porta Nova - 15 fevereiro 21