About Me

Reportagem: Nihility, Inhuman Architects e In Vein @ RCA Club, Lisboa – 23/04/2022


Foi uma noite dedicada ao death metal/deathcore nacional, a vivida neste sábado no RCA. Espetáculo em prime-time, num evento Amazing Events, que juntou um considerável número de apreciadores do estilo. A atração principal eram sem dúvida os Nihility, mas as bandas convidadas eram também elas de respeito: falamos dos In Vein, que se deslocaram do norte do país e dos Inhuman Architects, que vinham encerrar a sua Paradoxus Tour com este concerto.

Coube aos In Vein serem os primeiros a atuar, marcava o relógio 19h45. A sala ainda se encontrava um tanto despida, mas a entrega enérgica de todos elementos foi contagiante. Dessa forma, não foi preciso aguardar muito para que a movimentação junto ao palco começasse a ser notada. Durante a sua atuação de 40 minutos, os In Vein percorreram os temas do seu álbum de estreia, Resurrect, de 2017, havendo ainda tempo para uma cover dos Sepultura, “Roots Bloody Roots” e para um cheirinho do novo álbum, Fragments, que está para breve, através do tema “Witness”. A atuação terminou de forma dinâmica, ao som de “Satan”.

Seguiram-se os Inhuman Architects que, como referimos, encerravam aqui esta tournée que os levou a percorrer o país e ainda a passar pela Bélgica. Após alguns problemas relacionados com os samples, que teimavam a não iniciar, estes lisboetas lá começaram a sua atuação com “Behold the Creator”, tema que abre o seu álbum de 2021, Paradoxus. A casa já se encontrava mais composta e o ambiente continuava muito interessante, quando os IA arrancaram com a música “Nephilim”, logo seguido de” Astra Natus Est”. Os planos destes lisboetas passam por fazer agora uma pequena pausa, aproveitando para gravar um E.P., tal foi anunciado pelo vocalista Fábio Infante, logo após os habituais agradecimentos. O setlist desta noite encerrou com “Interplanetary Suffering”, numa boa atuação que ficou apenas beliscada por alguns azares (quedas de equipamento, atrasos na entrada dos samples), que criam sempre algumas interrupções indesejadas.

Os Nihility fizeram a sua estreia na capital em formato quarteto. O guitarrista Afonso Gomes não pode estar presente, mas tal não constituiu impedimento para que o novo álbum Beyond Human Concepts fosse devidamente apresentado ao público lisboeta. Oriundos da cidade do Porto, os Nihility optaram por fazer uma atuação, de certa forma, fiel ao alinhamento do seu último trabalho. Esta apenas foi interrompida esporadicamente, com sucesso, por malhas do primeiro álbum da banda, como: “Indulge Self Restraint” e “Shallow Ataraxia”, por exemplo.

Após uma breve pausa para os merecidos agradecimentos, pois não convinha interromper a energia que fervilhava entre o público, os Nihility atacaram de forma frenética com “Organic Fallacies”, mais um dos temas do primeiro trabalho, para logo de seguida descarregarem “The Religious Dogma” e “Beyond Human Concepts”, a faixa título. Quem estava a assistir pedia mais e houve tempo ainda para, em jeito de encore, “Human Stupidity”, tema com que os Nihility fecharam a sua brilhante atuação.

Texto por António Rodrigues
Fotografias por Sabena Costa
Agradecimentos: Amazing Events