About Me

Inhuman - "Condition Fearsick" Review

O death metal revivalista tem, na minha opinião, a sua banda estandarte, os suecos Bloodbath. Mas tal não significa que muitas outras bandas não possam alcançar essa qualidade, como os Inhuman Condition aspiraram em “RatºGod”, o seu primeiro lançamento.

Aí apresentaram-se com composições que teriam usado para um novo álbum dos Massacre, banda da qual saíram os dois dos membros fundadores, Jeramie Kling (voz e bateria) e Taylor Nordberg (guitarra), e aos quais se juntou o lendário baixista Terry Butler, também ex-Massacre, ex-Six Feet Under, ex-Death e membro dos Obituary.

A abrir o disco, “Mold Testament” tem o groove a lembrar Bloodbath, com a guitarra no centro; a bateria o solo de guitarra lembra Slayer quase só focado na whammy bar. E em “Recycled Fate” temos uma confirmação de que os Slayer poderão ser uma das inspirações principais deste trio.

Com efeito primeiro álbum era inspirado por death metal clássico, executado competentemente, algo que se confirma aqui, mas com um infeliz “afogamento” do baixo de Terry Butler na mistura do som da banda, salvo no breakdown do tema “Fencewalker”.

“Caustic Vomit Reveries” continua a seguir a tradição da fusão do thrash metal da Bay Area com o death metal tradicional. O groove a lembrar Six Feet Under em “Now I’m the Monster” muito graças à bateria de Jeramie Kling e à guitarra ritmo de Taylor Nordberg. O peso de “Wound Collector” é mais trash que death com a bateria de Kling a tomar o lugar central na instrumentação. 

Concluindo, Fearsick é um álbum com uma produção bem conseguida, e, salvo alguns apontamentos interessantes como a guitarra acústica na introdução de “King Con”, não consegue passar de um álbum de death metal bem executado por músicos competentes. 

Por outras palavras, num panorama musical em que existem várias bandas a executar death metal revivalista e tradicional de uma forma competente e inventiva, como por exemplo, os Gruesome (“Hellucid” é um tema que parece invocá-los como inspiração indireta) ou os já mencionados Bloodbath, existem várias alternativas mais interessantes a este lançamento.

Nota: 6/10

Review por Raúl Avelar