About Me

Evile - “The Unknown” Review


Confesso que tenho algumas reservas em catalogar estes Evile como thrashers. Na verdade, nesta fase da sua carreira, a música dos Evile parece querer afastar-se desse género musical, pelo menos daquele que continua a ser praticado por bandas como os Exodus, ou Destruction, por exemplo. Como diz um amigo meu, “thrash metal é para andar ao bico”. Pois este The Unknow, o mais recente álbum da banda inglesa, contém poucos temas que possam vir a despertar-vos vontade de criar um mosh pit.

O que os afasta então desse subgénero musical? Bem, não que eu atribua muita importância aos rótulos que se colocam às bandas, mas quando estamos a escrever acerca de música, naturalmente que ajuda termos uma forma de as segmentar em diferentes géneros. Mas respondendo à pergunta com que inicio este parágrafo, tenho de referir que praticamente todos os temas me parecem demasiado trabalhados -o que não é mau- e, com exceção das faixas “Sleepless Eyes”, “Out of Sight”, “Balance of Time” e parte de “Beggining of the End”, a bateria não oferece uma batida que tão pouco se aproxima sequer à usada no thrash metal. 

Mas não se deixem enganar, este álbum está bastante bom. Lançado no passado dia 14 de julho, conta já com 3 singles. O primeiro foi o tema homónimo, que também dá início ao álbum. Um tema forte, com riffs e solos de guitarra simples, mas que resultam muito bem. “Reap What You Sow” foi o segundo e confesso que este é o meu tema preferido em todo o álbum. Mais recentemente, os Evile lançaram “When Mortal Coils Shed” como terceiro single, apostando aqui naquele que é, muito provavelmente, o tema mais calmo de todo este trabalho.

De uma forma geral, parece que a banda continua a desbravar novos caminhos em busca de outras sonoridades, não deixando por isso de incluir uns poucos de temas que lembram aquela que já foi a sua sonoridade característica. No entanto, importa referir que a aposta parece ser mesmo a de explorar essas novas sonoridades, ao que não é inocente a escolha dos singles, pois em nenhum dos três aqui enumerados, encontramos alguma das músicas que eu considero manterem-se fiéis a uma sonoridade mais thrash metal.

Em que género musical colocaria eu este The Unknow? Essa é uma resposta à qual me vou escusar de responder. Convido-vos, no entanto, a escutar este agradável álbum, pois vale bem a pena fazê-lo e a formarem vocês próprios a vossa opinião sobre ele e em que estilo deve ser inserido.

Nota: 8.2/10

Review por António Rodrigues