About Me

Reportagem: Ratos de Porão, Simbiose, Scúru Fitchádu e Dead End @ SMUP, Parede



Quis o acaso que a celebração dos 40 anos de carreira dos Ratos de Porão calhasse a meio da semana. Aquilo que poderia ser um fator preponderante para um evento com menos afluência, acabou por ser – felizmente! - precisamente o contrário. Apesar do dia seguinte ser dia trabalho para a grande maioria dos presentes, não foi argumento para que a SMUP, na Parede, não esgotasse a sua lotação para receber a European Tour dos Ratos de Porão.

A acompanhar a banda brasileira nesta terceira data em território nacional (anteriormente haviam tocado na Festa do Avante e em Tavira) estavam os Dead End, Scúru Fitchádu e Simbiose.
Eram 20h em ponto, quando os Dead End deram início ao espetáculo. Casa cheia e meia hora de hardcore rápido e pesado da banda local. Uma atuação cheia de energia, que acabou por ser um excelente aquecimento para a noite que aí vinha! Houve ainda tempo para convidados especiais nos temas “Sem Troco” e  “Drunfos” (uma cover do tema de Allen Halloween).

Logo a seguir começam os Scúru Fitchádu, com um estilo bastante diferenciado do resto do cartaz, mas que ainda assim cativou bastante os presentes. Um afro punk carregado de ritmos alucinantes que tornam impossível deixar todos os músculos imóveis.


Seguiram-se os Simbiose, que dividiam o estatuto de cabeça de cartaz com a banda brasileira. Uma atuação que não desiludiu ninguém e contou com os habituais temas com elevada carga social e política que caracterizam a banda. Um repertório que passou por vários álbuns e cuja atuação deixou os presentes a ansiar pelo que se seguiria.

Para o fim ficou a créme de la créme. Os aniversariantes Ratos de Porão, a lendária banda brasileira trouxe a sua European Tour de celebração dos 40 anos até Portugal e depois de terem estado em Tavira e na Festa do Avante, vieram até esta freguesia de Cascais mostrar o porquê de serem um dos maiores nomes do punk hardcore. E como se tratava de uma celebração, claro que se poderia esperar uma setlist recheada de  temas clássicos, sempre cantados em uníssono. O público pediu mais e os Ratos fizeram-lhe a vontade!  É sempre bonito de se ver, a um dia de semana, uma casa cheia para assistir a quatro excelentes bandas que fizeram valer cada minuto, com atuações espetaculares. Parabéns à Cultura no Muro, às bandas e ao público presente. Parabéns aos Ratos de Porão pelos 40 anos de atividade e pela excelente tour que fizeram por Portugal. 


Texto por Ricardo Moita
Fotografia por Sabena Costa
Agradecimentos: Cultura no Muro