About Me

Entrevista aos Cabrakaän


Cabrakaän é uma banda mexicana de folk metal formada em Toluca, México, em dezembro de 2012 por Marko Cipäktli (bateria/growls) e Pat Cuikani (vocais limpos). Os mexicano-canadianos agitaram recentemente o mundo do metal com o single “Fuego”, seguido pelo lançamento do documentário “Journey to Aztlán”, que mergulhou profundamente num mundo entre a cultura asteca e o heavy metal contemporâneo. Cabrakaän combina o melhor dos dois mundos, o tradicional mariachi mexicano e o metal e consegue impressionar os ouvintes com uma mistura de riffs de metal, bateria ritualisticamente intensa e a instrumentação característica do mariachi – tudo encimado pela voz operática de Pat Cuikani. Em novembro foi lançado “Aztlán”, o segundo álbum de originais, que conta diversas histórias da história mexicana. A banda permanece fiel às suas raízes e o resultado é absolutamente deslumbrante. A Metal Imperium entrevistou Marko Cipäktli, um dos fundadores desta banda única e interessante. Aqui está o resultado dessa conversa...

M.I. - A banda foi formada em 2011 pelo baterista Marko e pelo vocalista Pat. Como surgiu a ideia de a formar? Gostarias de partilhar a história da banda com quem não vos conhece?

A nossa banda começou com o Pat (o nosso vocalista) e eu. Comecei com a intenção de ter uma banda de death metal. Por volta de 2011, eu era dono de um estúdio de gravação na minha terra natal, no México. A Pat veio ao meu estúdio como parte de outro projeto em que ela estava envolvida. Quando nos conhecemos, descobrimos que tínhamos muitas ideias criativas que funcionariam bem juntas. Um dia, ela disse-me: “Sempre quis fazer algo pré-hispânico”. Com isso, foi uma parte da nossa história musical que realmente definiu quem somos como banda hoje.
Nos nossos primeiros anos, também conhecemos um colega músico, Ramón Estrada. Ele tinha um grande interesse pelo folk metal europeu e, mesmo já não sendo um membro ativo, teve um grande impacto na evolução do nosso som. Todos os atuais membros dos Cabrakän conhecemo-nos entre 2014 e 2022. Conhecemos o Paolo Belmar, o nosso guitarrista rítmico de 2016-2022, no México através de amigos em comum. Ele e a sua família mudaram-se para o Canadá na mesma época e, nessa época, nós começamos a aprender sobre a cena metal canadiana. Quando fomos convidados para nos apresentar no festival de metal na Colúmbia Britânica em 2016, conhecemos o Alex Navarro, o nosso atual guitarrista. Lembro-me que o convidamos para se juntar a nós no festival um mês antes de nos apresentarmos ao vivo e ele aprendeu o nosso material em tempo recorde. Ele faz parte de nós desde então. Conhecemos o David Saldarriaga no ano passado, através do Alex, quando precisávamos de um baixista para as nossas gravações de estúdio e, como descobrimos, ele também contribuiu com elementos de guitarra clássica que levaram as nossas músicas a outro nível. Conhecemos o nosso membro mais novo, Brendan Wilkinson, no início deste ano. Ele é um australiano que recentemente se mudou para o Canadá, e demo-nos bem imediatamente.
Para mim, Cabrakän evoluiu de um desejo de aprender sobre a minha herança e de me expressar através do metal. No início, eu era um grande fã do metal escandinavo. Então, a partir dessa inspiração, comecei a aprender mais sobre a minha história e entendi que não fazia sentido tentar fazer algo que nem estava em mim. Em algum momento, disse a mim mesmo: eu amo as bandas, mas este não sou eu. Como mexicanos, temos uma longa história dos guerreiros: astecas ou mexicanos, tlaxcaltecas, toltecas e assim por diante. O que é mais metal do que isso?


M.I. - Cabrakaän era um deus maia dos terramotos e das montanhas. Por que optaram por este nome para a banda?

Cabrakan, o deus maia dos terramotos e das montanhas, era conhecido por ser incrivelmente poderoso. De acordo com o mito, o seu poder trazia à tona a sua arrogância e vaidade. Queríamos deixar essa parte para trás e levar o nome adiante para simbolizar poder e força, porque representa exatamente o que queremos fazer com a nossa música. Além disso, o nome tem muito poder em termos de fonética.
O nome original que escolhemos foi “Kaprakan” – alteramo-lo porque “Cabrakän” é mais facilmente pronunciado na língua espanhola.


M.I. - Os membros da banda agora moram no Canadá, mas vocês ainda trabalham com artistas indígenas mexicanos. A mudança para um país totalmente diferente influenciou de alguma forma a música dos Cabrakaän? Quão diferente seria a vossa música se ainda morassem no México?

Para mim, gravar “Aztlán” tornou-se um projeto apaixonante onde me pude reconectar com as minhas raízes depois de me mudar para o Canadá. Ao mesmo tempo, foi uma celebração da nossa evolução como banda e das muitas novas conexões que fizemos na nossa jornada. Conversamos, falaremos um pouco mais sobre isso no nosso documentário “Journey to Aztlá”n, mas é claro que foi importante reconhecer o nosso passado, as nossas raízes e as muitas novas experiências que tivemos nos últimos anos.
Acredito que cada artista imprime a sua marca única  na música e álbum. Se não estivéssemos no Canadá, nunca saberíamos que poderíamos colaborar com alguns dos colaboradores e músicos que conhecemos: Cody Anstey, que co-produziu, gravou e misturou o nosso álbum, adicionou muito valor de produção e contribuição criativa nos elementos percussivos da música (especialmente Tonantzin, a faixa de introdução do nosso álbum). Reed Alton, vocalista dos Osyron, colaborou connosco cantando na nossa cover de “La Cigarra”. Também tivemos um conjunto de cordas canadiano a tocar em várias faixas do álbum. Acho que trabalhar com canadianos deu um toque único ao álbum que não teria acontecido se não estivéssemos aqui.
Ao mesmo tempo, a base da nossa música são as nossas raízes e história mexicana. Somos, e sempre seremos, influenciados pela história e cultura mexicana. Trabalhar com pessoas como Agustín García Reyes, que contribuiu com alguns samples de flautas pré-hispânicas e ocarinas deste álbum, é muito valioso para nós.


M.I. - Cabrakaän incorpora instrumentos como ocarinas, flautas, instrumentos de percussão, entre outros, para adicionar drama e melodia à música. Como surgiu a ideia de usar esses elementos mexicanos?

Tudo isso começou quando começamos como banda, decidindo incorporar elementos pré-hispânicos e folclóricos. Usar esses instrumentos é uma parte importante de como usamos a nossa música para nos conectarmos com a nossa cultura e contar aos outros sobre a nossa história, especialmente quando temos ouvintes que podem não falar as línguas que cantamos. Acrescenta um elemento sonoro que ajuda a contar a nossa história através da linguagem universal da música.
A combinação do metal com elementos pré-hispânicos e folclóricos também significa o quão misturada é a nossa cultura: a cultura mexicana, tal como é agora, é uma combinação do nosso passado antigo e de tudo o que evoluiu ao longo da nossa história. Alguns elementos, como a concha e o apito da morte que se ouvem no início de Fuego, são ótimos exemplos disso. Ambos são sons que alertam os sentidos para algo iminente, como um ataque. Já não vivemos numa época em que isso acontece, mas os sons evocam em nós os mesmos sentimentos que os humanos. É muito interessante como isso nos conecta ao nosso passado de maneira subconsciente.


M.I. - Em novembro de 2023 lançaram “Aztlán”, junto com um documentário sobre a cultura mexicana. Que aspetos culturais os fãs vão conhecer desta vez? O que mais nos podes contar sobre esse lançamento?

Queríamos lançar um documentário junto com o nosso álbum porque sentimos que isso ajudaria a contar a nossa história para um público mais amplo, incluindo fãs que não falam espanhol. Tudo no documentário se relaciona de alguma forma com os temas da nossa jornada musical, o que, claro, inclui Aztlán.
Através do álbum e do documentário, os fãs podem aprender mais sobre a nossa cultura contemporânea e como ela é uma combinação única de todas as partes da nossa história, incluindo as partes sombrias. Queríamos mostrar que até mesmo a colonização desempenhou um papel em tornar o México o que é hoje. Influenciou a nossa língua e religião, mas também se misturou com os nossos costumes e tradições pré-hispânicas de formas que ainda hoje podemos ver.
Os fãs também aprenderão que usamos diferentes idiomas na nossa música, não apenas espanhol e inglês, mas também usamos os idiomas Nahuatl, Zapoteco e Otomi porque é a nossa maneira de tentar mantê-los vivos.


M.I. - “Mictlán” transporta-nos para dentro da mitologia asteca. Quão complicado/fácil é transformar um mito em letra? Quem é o responsável por esta enorme tarefa?

Acho que a parte mais difícil é condensar um mito complexo num formato de música, porque há muito mais do que conseguimos fazer numa música de 5 minutos. Segundo o mito, Mictlán tem 9 desafios que o falecido deve enfrentar, passar com sucesso antes de chegar ao local de descanso final. Na música, falamos apenas sobre uma pequena parte disso, incluindo a importância do Xolo, que é um cão simbolicamente importante que ajuda a guiar os mortos nesses desafios. Eu, definitivamente, recomendo que os entusiastas da mitologia leiam mais sobre o assunto, porque é muito mais do que conseguimos cobrir na música. Pat, a nossa vocalista, escreveu a letra dessa música.


M.I. - Supostamente, “Mictlán” “ainda hoje é relevante para a compreensão do sentido de nossas vidas”. Como assim? Você realmente acredita nesses mitos?

Quando dizemos que ainda é relevante hoje, queremos dizer que é um conceito que influencia a maneira como entendemos a nós mesmos e nossas vidas, mesmo que não seja um sistema de crenças literal. Acho que é algo que acontece em muitas culturas com uma história de mitologia.
A morte sempre foi uma celebração no México. Todas as nossas civilizações pré-hispânicas acreditavam nisso de alguma forma, e isso evoluiu com a influência dos espanhóis após a conquista. Nós celebramo-la no Dia de Muertos, ou Dia dos Mortos, todo o mês de novembro. O Dia dos Mortos baseia-se na ligação entre a vida e a morte descrita no mito de Mictlán: Todos os anos, pensa-se que os nossos entes queridos, que partiram, viajam de Mictlán para visitar os seus entes queridos vivos, guiados de volta até nós pelo caminho de Cempasúchil (pétalas de calêndula). Fazemos o que chamamos de oferenda, ou uma espécie de memorial que contém fotos desses entes queridos, alimentos e diversos objetos que foram significativos para eles na vida, e o caminho é entre o túmulo do ente querido que partiu e a oferenda. É uma coisa muito complexa de explicar, mas Mictlán e o Dia dos Mortos são o que nos conecta aos entes queridos que perdemos e se tornou uma forma simbólica de homenagear e celebrar as suas vidas.
Quando somos informados sobre Mictlán quando crianças, aprendemos que existe um cachorro (Xoloitzcuintle) que guia os mortos através de Mictlán. Para receber essa orientação, somos ensinados a ser gentis com todos os animais que encontramos nas nossas vidas.


M.I. - “Aztlán” conta diferentes histórias da história mexicana. Conta-nos mais sobre essas histórias, por favor! Qual destas histórias está mais próxima do teu coração?

Todas essas são histórias que estão muito próximas do nosso coração, porque fazem parte de quem somos. Aqui estão algumas delas:
1. Tonantzin: a primeira faixa instrumental foi inspirada nas nossas interpretações indígenas pré-hispânicas da Mãe Terra. Tonantzin foi extremamente importante ao longo da história mexicana, e até construímos um templo para adorá-la. Quando a conquista espanhola aconteceu, os católicos construíram aquele templo, que foi uma de suas muitas estratégias para mudar as ideologias e crenças dos indígenas mexicanos.
Nesta faixa, você pode ouvir uma respiração lenta seguida por uma série rápida de respirações, com o objetivo de representar a relativa “paz” que leva a essa conquista.
Tonantzin também representa simbolicamente a importância das mães na cultura mexicana.
2. Fuego e Luces y Sombras falam, à sua maneira, sobre a antecipação e a experiência dos mexicanos com a conquista espanhola. Luces y Sombras fala especialmente das atrocidades que aconteceram durante a colonização e, especialmente, da conquista ideológica. Os colonizadores espanhóis trabalharam muito estrategicamente para mudar as ideologias dos indígenas mexicanos, e essas ideologias misturaram-se com os costumes originais. É sobre luzes (Luces) e sombras (Sombras) porque queríamos contar aos ouvintes não apenas sobre as partes escuras, mas sobre o facto de que é simplesmente parte de quem somos agora.
3. Malintzin - esta música é baseada no conceito de malinchísmo, um termo que usamos para descrever o ressentimento de uma pessoa em relação à sua identidade mexicana. É um conceito muito complexo enraizado no racismo histórico. A origem da palavra veio de uma mulher Nahua chamada Malinche, que ajudou o conquistador Hernán Cortés como intérprete, conselheiro e intermediário durante a conquista. Ela era vista como alguém que desafiou sua própria cultura em apoio à conquista. Há muito mais história do que posso falar numa breve entrevista, então recomendo ler mais sobre isso. É um conceito muito importante que vemos o tempo todo hoje – a nossa música foi baseada numa experiência recente de Pat, a nossa vocalista.
Não vou entrar em muitos detalhes, porque poderia falar muito sobre isso, mas várias outras músicas também têm uma base histórica: Yolot é baseada numa história de amor histórica documentada entre um espanhol e uma indígena mexicana, Xóchitl é uma antiga Nahuatl canção de embalar que existe há centenas de anos, e Tlaloc retrata a guerra florida, ou guerra das flores, que foi um conflito entre a tríplice aliança asteca e os seus inimigos antes da conquista. Tlaloc é o deus da chuva e do trovão, e dizia-se que a guerra começou com o advento de uma grave seca e de conflitos por recursos.


M.I. - Estas histórias são especialmente focadas na percussão, um dos primeiros instrumentos musicais da civilização. Quanto tempo demoraram a preparar o álbum inteiro, antes de o gravarem? Fizeram muitas alterações ao longo do caminho?

O álbum definitivamente demorou mais do que gostaríamos, mas estou feliz que tenha acontecido assim. Acho que começamos a gravá-lo em 2022, depois de passar muito tempo planeando com antecedência, e terminamos no verão de 2023. Há muitos razões pelas quais demorou mais tempo: coordenação entre o México e o Canadá, encontrar os colaboradores e recursos certos, ir e voltar de alguns dos elementos criativos e a montanha-russa de imigrar para um novo país. Quando terminou, sabíamos que tínhamos algo muito significativo e especial, por isso estou feliz que tenha acontecido do jeito que aconteceu.
Certamente há muitos elementos percussivos neste álbum. Como sou baterista e o co-produtor, Cody, também é baterista, foi um grande prazer para nós brincar bastante com esses elementos. Como referiste, a percussão é um dos primeiros elementos musicais da história, e queríamos prestar homenagem a isso. A faixa instrumental de introdução, Tonantzin, foi uma das faixas em que realmente exemplificamos isso. Esperamos que os ouvintes apreciem todos os elementos percussivos do álbum!


M.I. - Cabrakaän é uma fusão de heavy metal com temas folclóricos e arranjos orquestrais. Como descreves o vosso som numa palavra ou duas? Metal folclórico?

Nunca perdemos muito tempo a tentar definir o nosso som em palavras, mas é necessário fazê-lo quando alguém nos pede para categorizá-lo. Temos elementos folclóricos, sinfónicos, de ópera, thrash e death metal. Quando questionados sobre isso, geralmente somos descritos como folk metal sinfónico, já que essas são as partes que mais parecem se destacar na nossa música.


M.I. - Qual é a sensação que desejam que o público sinta ao ouvir a vossa música, especialmente o último álbum?

Quando o público ouve a nossa música, queremos que os mexicanos se sintam representados nela. Alguns dos temas da nossa música são vistos como tabu em partes da cultura mexicana, incluindo falar sobre a cor da nossa pele e a história da colonização.
Para os não-mexicanos, esperamos que o público ouça a beleza e a complexidade da nossa cultura enquanto aprecia o som geral.
Colocamos os nossos corações e almas para fazer deste álbum algo do qual nos orgulhamos. A minha maior esperança é que o público de todas as origens sinta algo nele que seja pessoal para eles. Seja o som, as letras ou qualquer outra coisa, quero que todos consigam encontrar prazer nisto.


M.I. - “Aztlán” é recomendado para fãs de Maria Grever, Linda Ronstadt e Megadeth. Que bandas/músicos/artistas vos influenciaram neste álbum em particular?

Para Aztlán, tivemos uma mistura de músicas derivadas do folclore mexicano e influências do metal contemporâneo. Ao compor as faixas, inspirei-me muito no “With Odin On Our Side” dos Amon Amarth, e no “Time” dos Wintersun. Cada colaborador adicionou algo único, portanto ouve-se uma grande variedade de influências ao longo do álbum.


M.I. - Vocês têm planos para promover o álbum ao vivo? Algum plano para fazer uma tournée pela Europa?

Estamos a trabalhar muito e a fazer planos para promover o álbum ao vivo. A Europa é o nosso maior sonho e acho que há uma grande possibilidade de isso acontecer no próximo ano. Quando soubermos, teremos todo o gosto de o grande anunciar!


M.I. - Se pudesses escolher um festival para tocar, qual festival escolherias e por quê?

Como fã de longa data, adoraria tocar no Wacken. Acho que foi ótimo ver alguma representação mexicana nos últimos anos com os Cemican, e adoraria ver Cabrakän tocar no mesmo palco que muitos dos artistas que já tocaram e nos inspiraram ao longo dos anos. Vamos ver o que acontece!


M.I. - Como tem sido a vida dos Cabrakaän no que diz respeito às apresentações ao vivo?

Tocar ao vivo traz uma energia incrivelmente especial à nossa música. São muito significativas para nós porque nos permitem conectar com as pessoas que ouvem a nossa música. Acho que algo muito especial acontece quando partilhamos isso com um público ao vivo. Sentimo-nos muito gratos para com os nossos fãs!


M.I. - Qual é o principal objetivo da banda para 2024?

O nosso principal objetivo é continuar a promover o álbum e, uma dessas maneiras é, claro, através de apresentações ao vivo e tournées. Com certeza anunciaremos os nossos planos em breve!

Ouvir Cabrakän, no Spotify

For English version, click here

Entrevista por Sónia Fonseca