About Me

Reportagem: Enchantya, Living Tales e Dallian @ Bang Venue, Torres Vedras – 23.03.2024


Noite especial para os amantes de metal com cariz mais sinfónico. Três bandas nacionais que exploram essa sonoridade das mais diversas formas, uniram esforços na Bang Venue, em Torres Vedras, num evento que fez as delícias de quem assistiu.

A primeira banda a subir ao palco foram os Dallian, talvez aquela que apresentou uma sonoridade mais pesada, fruto do death metal que praticam. Automata, álbum de 2018 continua a proporcionar a quase totalidade dos temas incluídos na atuação do quarteto de Leiria de onde se destaca “The Nun From Azrael”, mas foi interpretada ainda uma música nova, “The Heist”. Já vai sendo tempo de apresentar material novo e o público pareceu gostar deste “cheirinho” a que teve direito. Foi um concerto de 60 minutos com o vocalista Carlos sempre a puxar pelo público.

Seguiram-se os Living Tales que continuam a divulgar o seu fantástico álbum de 2022, Persephone. Foi dele que foram extraídas a maioria das músicas que foram interpretadas nesta noite, como “Immortal” e “Poem”, por exemplo. O quarteto do Porto mostra-se cada vez mais afinadinho. A qualidade dos músicos é realmente alta e Ana Isola não é apenas uma grande vocalista, mas também uma entertainer fantástica, não se cansando de provocar o público. O álbum Mirror também foi visitado, com especial destaque para o tema “Mirror Cage”, que parece ganhar uma nova vida na voz de Ana. Curiosamente os Living Tales foram a banda com a atuação mais curta, mas que encerrou da melhor forma esses 45 minutos de metal progressivo a que tiveram direito com a malha “Reign”.

Os Enchantya tiveram as honras de encerrar este evento. Há muito a acontecer em torno desta banda e do seu maravilhoso álbum Cerberus, lançado no passado ano e que foi alvo de rasgados elogios, de uma forma geral. Tanto assim foi que uma nova versão, orquestrada foi cozinhada e está prestes a sair. O concerto que visa celebrar os 20 anos dos Enchantya também já está agendado para o dia 1 de junho e promete surpresas. Na verdade, surpresa seria a ausência de surpresas quando se fala em Enchantya, tal o planeamento e dedicação que a banda incute nos seus espetáculos. Esta noite não foi diferente e pudemos contar com a presença mais assídua de um violinista em palco, assim como de Tiago Oliveira, vocalista dos The Chapter que foi cantar com Rute, “The Beggining”. De resto, uma atuação toda ela muito boa, com interação com o público e com o já referido álbum Cerberus a fazer as honras. Uma setlist onde não podia faltar “Rising Star”, aquele que será o single de avanço para o próximo trabalho. A noite terminou com “From The Ashes”, mais uma visita ao álbum On Light and Wrath.

Foi uma boa noite de música, com público em quantidade significativa, numa sala bastante acolhedora. Três bandas que se empenharam fortemente, com as vocalistas Ana Isola e Rute Fevereiro -livres de qualquer instrumento- a mostrarem ser enormes em palco.

Reportagem por António Rodrigues
Agradecimentos: Living Tales