About Me

A Dream Of Poe - "Lady of Shalott" Review

A Dream Of Poe é o projecto a solo do multi-instrumentista e produtor Açoriano Miguel "Spell" Santos. Cinco anos após a sua fundação e já com uma demo, um álbum ao vivo e um EP, chegou a altura do lançamento deste novo EP intitulado "Lady of Shalott" que serve de aperitivo para o álbum de estreia da banda que será lançado brevemente.

Agora na companhia do novo vocalista João Melo, que mostra estar à altura do posto com uma boa e versátil performance, que vai desde um registo cantado e melancólico ao gutural, e os músicos de sessão que o acompanham, Miguel Santos apresenta-nos um EP muito acima da média.

Os A Dream Of Poe engrossam assim uma lista de bandas nacionais de origem no Doom Metal de onde fazem parte os Before The Rain, Process Of Guilt, Painted Black, Desire, Mourning Lenore, Insaniae, Why Angels Fall, entre outras, que mostram que neste sub-género muito particular, também temos muitas e grandes bandas em Portugal e cada uma com a sua personalidade.

Voltando ao EP "Lady of Shalott", este começa com o tema título que fará parte do álbum de estreia, sendo isso capaz por si só de aguçar a curiosidade para saber se o primeiro longa duração terá muitas músicas deste calibre, visto que é a melhor deste trabalho. É um tema melancólico e envolvente, com leads memoráveis e uma grande amostra do Doom/Death/Gothic Metal do projecto insular. Em seguida temos uma versão encurtada da mesma música, nada contra mas não acrescenta nada de novo à original. O terceiro tema "If Only Tonight We Could Sleep" é uma cover dos The Cure, totalmente desmontada, reconstruída e transposta para a sonoridade dos A Dream Of Poe com um resultado muito positivo. "Laudanum" é o segundo melhor tema deste trabalho, muito bom mesmo, iniciando-se de modo bastante up-tempo para continuar de forma lenta, aumentando a velocidade até voltar à cadência inicial para depois voltar a estar arrastado. Destaque para os óptimos riffs presentes nesta música e para a forte performance do vocalista, que neste caso, ainda foi Paulo Pacheco. Ao contrário das outras faixas onde a principal influência notada é dos My Dying Bride, em "Laudanum" são notórias as semelhanças com o Doom clássico praticado pelos Candlemass. O EP termina com a música "Whispers Of Osiris" que sendo uma boa música, é menos cativante do que as anteriores. De aludir que este tema foi ainda cantado pelo antigo vocalista Paulo Pacheco.

De realçar o bom trabalho de composição do cérebro deste projecto Miguel Santos, que também produziu, misturou e masterizou este EP, com um resultado final muito positivo.
Aguardamos então pelo álbum de estreia de A Dream Of Poe, esperando que seja no minimo tão bom como este aperitivo.

Nota: 7.6/10



"Lady Of Shalott" Track List:

01. Lady Of Shalott
02. Lady Of Shalott - Short Version
03. If Only Tonight We Could Sleep [The Cure Cover]
04. Laudanum
05. Whispers Of Osiris





Review por Mário Rodrigues