About Me

Entrevista aos Gwydion


Entrevistámos Daniel dos Gwydion, conhecida banda nacional de Folk/Viking Metal que já detem algum reconhecimento além fronteiras e que lançou este ano o seu segundo álbum "Horn Triskelion". Abaixo poderão conhecer um pouco melhor os Gwydion nas palavras do seu teclista.


M.I. - Depois de vários anos no underground nacional, os Gwydion lançaram o álbum de estreia em 2008 e este segundo álbum com apenas dois anos de intervalo. Esta regularidade nas edições a partir de agora é para continuar?

Sim um dos objectivos é manter material fresco cá fora, mas não olhamos para isso como um objectivo inflexível. Assim que haja trabalho com a qualidade que achamos necessária, nessa altura começamos a pensar num próximo álbum mas sempre sem nenhuma deadline que nos apresse para tal.


M.I. - A nível nacional o feedback por parte do público em relação ao álbum é o que desejavam ou esperavam ainda um pouco mais de reconhecimento?

Tendo em conta que não é bem o tipo de metal 'mainstream' que se ouve no panorama nacional, estamos bastante contentes com tudo o tipo de feedback e interesse crescente por parte dos público em geral.


M.I. - E a nível internacional, como estão a correr as coisas?

Bastante bem, aos poucos o nome de Gwydion vai sendo cada vez mais divulgado e conhecido; pensamos que em breve possamos atingir o patamar de algumas bandas de renome dentro do mesmo tipo de som, apesar de estarmos cientes de que é preciso muitos sacrifícios, tempo e trabalho.


M.I. - Sentes que fizeram um álbum de Folk/Viking Metal superior a muita coisa que se faz no género no estrangeiro?

Nós quando lançamos um álbum é porque na sua globalidade nos apela bastante e foi com esse objectivo que agora estamos a colher alguns frutos de reconhecimento do mesmo. Mas as reviews e o feedback têm na sua maioria sido boas/excelentes para uma banda que vem um pouco fora do circuito habitual para este tipo de som.


M.I. - Pensas que existem pessoas lá fora 'desconfiadas' de vocês apenas por virem de um país onde este tipo de som não é tão comum?

Sim, sem dúvida que esse é um dos pontos que é sempre citado em todas as referências a Gwydion. Mas esse estigma (seja bom ou mau), em breve será menos falado pois a banda já se deu a conhecer e deixa de ser novidade.


M.I. - Já pensaram poder vir a abordar outros temas nas letras das vossas músicas, ou usarem outros instrumentos nos vossos álbuns de modo a marcarem a diferença?

Talvez de futuro mas como sempre nada é rígido, o que nos apelar mais na altura será com certeza material sobre o qual nos poderemos debruçar.


M.I. - A músicas "Ofiússa (A Terra Das Serpentes)" e "The Terror of the Northern" contam com as óptimas participações das vocalistas Isabel Cristina dos Insaniae e da Célia Ramos dos Mons Lvnae. Como surgiu a ideia de as convidar?

Foi muito simples achamos que nessas musicas a parte lírica encaixaria bem, falamos com elas experimentamos e gostámos do resultado final.


M.I. - Está nos vossos planos voltarem a fazer uma digressão europeia como aquela que fizeram com os Tyr, Alestorm, Hollenthon e Svartsot?

Sim esse é um dos objectivos primários para a banda, e mal se conjugue essa possibilidade, embarcaremos novamente nessa aventura.


M.I. - Presumo que tu e os outros membros dos Gwydion ouçam bastante Folk e Viking Metal, mas tenho curiosidade em saber o que ouvem para além disso?

Tudo um pouco, como é óbvio todo o tipo de metal, mas também bandas sonoras de filmes, mood music etc... o que nos apetecer ouvir na altura ouvimos ....não temos nenhuma restrição em relação a gostos musicais.


M.I. - Penso que ainda tenham várias ambições e objectivos a atingir, estou certo? Se sim, conta-nos quais.

O objectivo é sempre o mesmo, elevar o nome de Gwydion cada vez mais alto seja a nível nacional ou Internacional....queremos que Gwydion e Portugal sejam uma referência musical quando falam em Metal de Portugal.


Entrevista por Mário Rodrigues