About Me

Evile - "Infected Nations" Review

Em 1981, uma banda fugaz do sul da Califórnia, Leather Charm, gravou uma música intitulada Hit The Lights. O vocalista e guitarrista, James Hetfield, saiu da banda e, através de um anúncio de jornal, conheceu Lars Ulrich e Dave Mustaine… o resto é História…

Em 1981, dois guitarristas da Califórnia, Kerry King e Jeff Hanneman, juntaram-se a Tom Araya e a Dave Lombardo… o resto é História…

Em 1981, numa Inglaterra a sair da cena Punk, nasceu Matt Drake… o rapaz cresceu e tornou-se no frontman dos Evile.

E os Evile são uma verdadeira banda de Thrash num país desde sempre muito mais próximo do Doom, do Death e do Gótico. Apresentaram-nos "Enter The Grave" em 2007, um primeiro álbum extraordinário! Ficámos muito expectantes em relação ao lançamento seguinte: ele chegou baptizado como "Infected Nations".

Este segundo álbum, de 2009, é um pouco menos ousado que o primeiro: decididamente, a banda arriscou menos. No essencial: bons riffs, músicas bem estruturadas, ritmos fortes e a voz poderosa de Matt muito adequada ao estilo Thrash.

Os nove temas do álbum temas são todos fortes e a banda despacha-os com rapidez, valentia e profissionalismo: uma demolition, verdadeiramente! Nota-se, contudo, alguma monotonia. Aqui e ali falta a mencionada ousadia, nomeadamente por parte da voz de Drake e da bateria de Carter. O trabalho das cordas é irrepreensível em todo o álbum.

"Infected Nation" e "Now Demolition" são mesmo uma demolição. Passa-se rapidamente por "Nosophoros" e "Genocide" e chegamos à parte mais interessante do álbum: "Plague of All Plagues" é um grande tema que, um pouco mais trabalhado pela banda, podia ser uma música excepcional. ""Devoid of Thought é uma música excelente, mas faltam-lhe claramente os breaks de bateria nas diversas mudanças de ritmo da música, que “pedia” muito mais a Carter. É difícil escutá-la e não sentir isso… "Time no More" é outro tema forte, mas aqui é a voz de Matt que parece… encolhida. "Metamorphosis" começa de uma forma prometedora, mas resvala rapidamente para a monotonia. Pouco risco, novamente. "Hundred Wrathful Deities" é um tema instrumental da escola pura do Thrash, mas os Evile (ainda?) não estão à altura de fazer uma faixa instrumental inesquecível. É uma música boa e forte, mas anda distante da genialidade. No tema bónus do álbum, "My Parasite", Carter solta-se mais. A música não é arrebatadora, mas fecha bem este álbum.

Os Evile têm sido uma das boas surpresas no Thrash deste milénio ainda no começo. Thrash duro, cru, autêntico e sem concessões – obrigatório para os incondicionais do género! "Infected Nations" podia ser melhor? Podia, mesmo muito… resta esperar pelo próximo lançamento deste quarteto… se voltarem ao nível de Enter The Grave, estaremos perante uma das grandes bandas actuais do Thrash. Se trouxer pouco de novo, tal como este "Infected Nations", correm o risco de resvalar para uma carreira obscura e secundária… está nas mãos deles…


Nota: 7.5/ 10


"Infected Nations" Track List:

01. Infected Nation
02. Now Demolition
03. Nosophoros
04. Genocide
05. Plague To End All Plagues
06. Devoid Of Thought
07. Time No More
08. Metamorphosis
09. Hundred Wrathful Deities



Review por Pedro Cotrim